7 dicas de SEO para alavancar o seu site no Google.
O Google tem inúmeras possibilidades e técnicas que auxiliam o impulsionamento do seu site.
Abaixo, vamos apresentar algumas técnicas. Para isso elegemos 7 dicas bem práticas e essenciais.
Mas, antes de começar, é muito importante que você atente para 3 pontos:
Configurar o Google Analytics: somente após esta configuração que será possível mensurar os resultados das ações de SEO.
Mapear personas: é muito importante definir sua(s) persona(s). Desta forma as estratégias de produção de conteúdo poderão ser melhor estruturadas.
Mapear jornadas de compra: mapear o fluxo de compra ou processo do usuário é essencial para entender o seu comportamento e traçar novos parâmetros e estratégias. Desta forma é possível mapear os termos mais buscados por suas personas e estruturar as palavras-chave estrategicamente para o seu negócio.
Feito isso, vamos para as 7 dicas de SEO para alavancar o seu site no Google:
- Envie o sitemap e cadastre seu site no Google Search Console.
O Google Search Console ajuda na indexação orgânica dos sites. Esta ferramenta auxilia o Google no entendimento de como ele vê seu site e ajude na otimização dele. Para saber mais sobre o que é o Search Console, clique aqui.
- Pesquise as suas palavras-chave.
Para encontrar, separar as palavras mais importantes, documentar e estudar a possibilidade de produção de conteúdo relevante. Esta tarefa é possível realizar com ferramentas pagas, como SEMrush, mas também existem possibilidades de realizar com ferramentas gratuitas como o Keywords Planner do Google AdWords e Keyword Tool.
- Acompanhe as tendências e notícias do mercado.
Produção de conteúdo relevante e “surfar nas ondas” do mercado, são dois pontos que poderão ajudar no impulsionamento do site/blog.
- Trabalhar com title e URLs otimizadas.
O ranqueamento da página sofre influência (positiva) quando está bem estruturo com title única, palavras-chave e poucos caracteres (média de 50). Ter as URLs amigáveis, curtas e com palavras-chave, também faz diferença. É importante evitar usar números na URL.
- Corrija erros 404 e links quebrados.
Prejudica a usabilidade e a experiência do usuário. O Google penaliza os sites que contém páginas quebradas. Com os redirecionamentos corretos, o Google entende que a página é relevante. O site Dead Link Checker, é uma ferramenta online, que ajuda a identificar páginas e links quebrados.
- Ter site mobile ou responsivo.
Isso deixou de ser uma opção e agora é obrigação, indispensável. Dependendo os objetivos e do projeto, não é fácil implementar. Este é um item que ajuda no ranqueamento, tão importante que hoje o Google tem rankings diferentes para desktops e mobile.
- Não utilize técnicas de black hat.
Basicamente, Black Hat são práticas SEO não recomendadas consideradas ilícitas ou abusivas. Com isso o site pode ser punido. Já o White Hat é o oposto, são técnicas de SEO consideradas válidas por search engines.
Quer colocar e ver funcionando estas dicas na prática? Quer saber mais? Entre em contato, traga o seu projeto, manda pra cá e deixa com a gente!