Ranking das melhores marcas 2017.
Analisando o envolvimento de consumidores com mais de 30 categorias de produtos e serviços, o estudo Marcas Mais trouxe o principal ranking de marcas no Brasil.
O Estadão, em parceria com a consultoria Troiano Branding, reconhece as marcas mais engajadas de 2017. No total foram 30 categorias avaliadas entre produtos e serviços, através do envolvimento com os consumidores das classes A, B e C, abrangendo todo o território nacional entre homens e mulheres, de todas faixas etárias.
Em São Paulo, que já é conhecida como uma propulsora de grandes marcas e com o mercado mais extendido com as grandes agências e anúnciantes, foram 84 empresas classificadas nas categorias analisadas, e somente 3 com melhor engajamento, Samsung e Apple, a exemplo de outras empresas, ganharam em mais de uma categoria.
Para avaliação dos classificados e ganhadores foram considerados os níveis de conhecimento da marca, padrão de preferência que demonstram em adquiri-la, grau de rejeição que a marca pode evocar, nível de associação da marca a três atributos-chave e a categoria de negócio a qual pertence.
As principais categorias e ganhadoras foram:
Alimentos industrializados: Nestlè, Sadia e Perdigão
Aparelhos celulares e tablets: Samsung, Apple e Motorola
Aparelhos de Tv e Video: Samsung, Lg e Sony
Artigos esportivos: Nike, Adidas e Mizuno
Bancos: Itaú Unibanco, Bradesco e Caixa Econômica Federal
Automóveis: Chevrolet, Honda(Volkswagem) e Hyunday(Ford)
Comércio online: Americanas, Submarino e Magazine Luiza
Companhias aéreas: Gol, Latam e American Airlines
Saiba mais sobre a pesquisa e a metodologia de aplicação aqui