Se você ainda não sabe o que é mídia programática, é bom se atualizar. Esta ferramenta é uma promissora e inteligente estratégia de marketing digital que vem crescendo muito no Brasil, sobretudo no ano passado.
Mídia programática, como o próprio nome já diz, é uma maneira programada de comprar e vender mídia através de ferramentas. O processo automatizado elimina alguns fatores que dificultam o negócio, tornando as campanhas mais assertivas e otimizadas, pois, antes dela existir, todo processo era feito manualmente, o que o tornava mais caro e nem sempre 100% confiável.
A compra de mídia programática elimina o fator humano sempre que possível e torna a negociação mais direta, com maior aproveitamento entre o que se pretende e o que está sendo comprado em termos de espaço. Ela faz com que se atinja as pessoas certas, no momento certo, na hora certa. Então não é necessário comprar um pacote de milhões de impressões ou se limitar a uma ou duas plataformas, você pode trabalhar com milhares sites da internet, incluindo grandes portais e redes socais, utilizando apenas uma única plataforma que cruza os dados dos usuários, tornando a comunicação cada vez mais segmentada.
Agora que você já conhece um pouco mais sobre a mídia programática, pode ter uma melhor percepção de como anda o marketing digital da sua empresa. Para ajudar nessa análise, separamos alguns motivos para você ter a certeza de que investir nessa tendência do mercado é mesmo uma boa para o seu negócio:
Será quase que inevitável
O movimento já está consolidado nos Estados Unidos, na Europa e na Ásia, e começando a ganhar força no Brasil. Portanto, mesmo que a mídia programática ainda não seja conhecida de todos por aqui, é muito provável que a tendência comece a crescer, o que já está acontecendo.
Otimiza os investimentos
A mídia programática se trata de um sistema automatizado e as ferramentas trabalham com precificação inteligente, aumentando a eficiência dos investimentos. Basicamente, você vai comprar somente os espaços que realmente têm potencial de resultados.
Personaliza em escala
Nesse novo modelo de anúncio, é possível trabalhar com conteúdo individual e personalizado. Boas estratégias podem garantir ótimos resultados em termos de relacionamento com o cliente, tanto antes quanto depois da venda.
Fará você sair na frente da concorrência
Segundo o IDC (International Data Corporation), a expectativa é que o gasto com esse tipo de mídia no Brasil passe de 9 milhões de dólares em 2013 para 60 milhões em 2017. Ou seja, a compra programática no país ainda é insignificante se comparada a outros mercados. Isso pode ser a oportunidade perfeita para estar à frente da concorrência, usando essa tecnologia a favor da sua marca.