Estamos a alguns dias do Natal, período em que todos estão na correria das compras para presentear amigos e familiares e também decorar os lares. O e-commerce, nesse sentido, tem sido uma excelente alternativa para aqueles que fogem dos shoppings superlotados. Em 2014 as vendas pela Web no Natal computaram 5,9 bilhões, segundo a e-bit. E esta ano, mesmo com a crise, espera-se que supere o ano anterior em vendas.
Confira algumas dicas para tirar proveito desta data e garantir os melhores resultados com sua loja virtual:
Trabalhe o design do site
Adote um visual natalino junto a identidade visual de sua loja virtual. Você pode incluir cores e símbolos da época. Assim, quem estiver interessado em compras para o Natal será atraído para navegar pelas páginas do seu site.
Precificação
Com a precificação você pode fazer um estudo do comportamento de seus concorrentes e melhorar também a estratégia do seu e-commerce para o Natal. Ela permite que essa pesquisa seja feito automaticamente, assim como a alteração de preços. Há também a opção de receber uma notificação quando você está com um produto exclusivo, dando a oportunidade para aumentar o preço.
Frete Grátis
Disponibilizar frete grátis para todas as compras pode ser uma forma de motivar o comprador. É claro que isso pode requerer sacrifícios financeiros, então é importante considerar a estratégia comercial e possivelmente definir um valor mínimo para esse benefício.
Promoções
Sorteios, ofertas relâmpago e super descontos sem dúvidas funcionam, o desafio será criar estratégias de marketing que incentivem o comprador a acompanhar a sua loja. Você terá que oferecer mais do que apenas descontos, terá que criar campanhas especiais, que podem ser jogos no site ou nas redes sociais, nos quais os participantes concorrem a produtos e descontos ou novidades interativas a cada dia, como música, vídeos e imagens.
Entregas
Cumpra sempre os prazos prometidos e se possível antecipe suas entregas. Pessoas compram presentes com datas marcadas de entrega. Ultrapassar prazos gera descontentamento e perda do cliente.