Todo e qualquer investimento realizado tem um único propósito: gerar retorno. Este, por sua vez, pode variar conforme objetivos estratégicos definidos em cada ação e respectiva verba disponibilizada para sua execução. Porém, em alguns momentos, surge a dúvida se, de fato, a verba usada está sendo bem aplicada e trazendo resultados efetivos para o negócio.
O retorno sobre investimento, ou ROI é a métrica usada exatamente para mensurar esse aspecto: os rendimentos obtidos a partir de uma determinada quantia de recursos investidos.
No marketing digital, o primeiro passo, antes mesmo de planejar campanhas, é sabermos quais os objetivos desejaremos obter de nossas campanhas. As metas devem ser específicas e mensuráveis. As mais comuns no marketing digital, são:
- Aumentar visitas no site em 200%;
- Dobrar taxa de conversão de visitas para leads;
- Aumentar a taxa de fechamento (lead para vendas) de 10% para 25%;
- Gerar lista maior de contatos com 1.000 a mais;
Após definição da meta principal, é preciso estipular a verba da campanha, a mídia que será veiculada e só depois é calculado o ROI. O calculo fornece valor líquido resultante da relação entre o investimento e as despesas com o marketing digital. Desta forma, a fórmula básica de cálculo dessa métrica é: ROI = ganho obtido menos investimento, dividido pelo lucro líquido. Em termos termos práticos seria assim:
Lembrando que para que essa conta apresente o resultado correto, todas as despesas com investimentos em links patrocinados, mídias sociais, e-mails marketing, e todas as demais formas de divulgação, bem como o gasto com mão de obra usada para fazê-la, que gerou algum gasto deverão ser incluídos.