Quando se fala em Google Adwords, geralmente pensamos naqueles anúncios que aparecem ao realizar uma pesquisa no site do Google, os famosos Links patrocinadas. Certamente, é uma das formas de publicidade mais assertivas e eficientes do marketing digital. Porém, o Google Adwords não se resume apenas à Links Patrocinados, a plataforma também possui um modelo de publicidade bastante eficiente, sendo – se bem realizado – uma grande oportunidade para alcançar potenciais clientes que estão navegando na internet por site com assuntos relacionados ao seu negócio.
Acontece que o Google tem parceria com milhões de sites, e dentro de cada site desses ele possui alguns espaços para veiculação de anúncios, o que é chamado de Rede de Displays. Essa rede de espaços publicitários é composta por grandes portais, como G1, Terra, R7, Estaodão.com, Época, entre outros, e também milhares de outros sites e blogs dos mais variados segmentos, além de sites do próprio Google, como You Tube, Blogger, Gmail etc.
Além dessa gama de grandes sites que poderão agragar valor a sua marca e gerar diversos visitantes ao seu site, o principal diferencial da Rede de Display do Google é seu poder de segmentação. Sua empresa poderá aparecer em anúncios para o público-alvo exato, uma vez que você pode escolher os sites que abordam temas específicos de interesse por meio de diversas opções de segmentação.
O anunciante pode escolher diversas formas para definir em que páginas e sites, ou para qual perfil de pessoas, os seus anúncios sejam exibidos:
– Palavras-Chave: Os anunciantes escolhem uma lista de palavras-chave relacionadas ao seu produto ou público alvo. O Google exibe seus anúncios em páginas de sites onde estas palavras possam ser encontradas.
– Canais: A anunciante define em quais sites da rede de display o seu anúncio deve ser exibido.
– Tópicos: O anunciante escolhe tópicos de páginas em que gostaria de ter os seus anúncios exibidos, sem precisar especificar palavras-chave ou canais.
– Público-Alvo: Com base no histórico de pesquisas, o Google classifica seus usuários de acordo com sua eventual idade, sexo, e interesses. Com isso, o Google permite segmentar campanhas AdWords para essas 3 segmentações.
– Remarketing: É possível criar mensagens customizadas com base no histórico de navegação de pessoas no site de anunciantes.
É possível ainda combinar essas segmentações. Podemos exibir anúncios, por exemplo, para mulheres acima de 35 anos que acessem sites com palavras-chave como “rejuvenescimento” para exibir anúncios de um tratamento anti-rugas.
Em resumo, anúncios na Rede de Display do Google é uma das principais estratégias no processo de “chegar até o cliente potencial” de uma maneira assertiva. É estar no lugar certo, o momento certo. Este é o poder desta plataforma.