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Influencers: Nem tudo o que parece, é!

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Influencers: Nem tudo o que parece, é!

Sempre apontamos aqui no blog algumas informações e dicas para aqueles que pensam em trabalhar suas estratégias digitais voltadas para influenciadores, porém é necessário lembrar que às vezes nem tudo que parece o que realmente é.

A ascensão dos youtubers e a massificação das redes sociais gerou uma intensa onda dos considerados influenciadores, pessoas que possuem grandes números de seguidores ou estão diretamente ligados a um estilo de vida que ganhou espaço e admiradores. Se engana quem acredita que uma estratégia com algum desses influencers pode aumentar as vendas ou visibilidade da marca a curto ou longo prazo sem estipular metas, ou posicionar este tipo de campanha, devidamente com o momento da empresa.

Mesmo na crista da onda, é importante ter em mente que nem sempre utilizar algum influencer como estratégia pode dar certo. O custo pode ser muito mais que o retorno esperado por exemplo, quando se espera por um grande aumento nas vendas do produto ou procura pelo serviço, o resultado final pode ser muito menor ou não gerar o impacto imaginado.

É preciso entender que, de forma geral, ainda não é possível saber exatamente quantas conversões ou valor agregado é gerado para a marca durante esse tipo de campanha, e que esse tipo de estratégia funciona bem quando você deseja se comunicar com um público do qual você ainda não teve acesso ou não consegue atingir de forma tradicional. Grande parte dos profissionais precisam entender que nem sempre estamos no controle e o inconsciente humano ainda é algo a se descobrir, mesmo com pequenos disparos mentais capazes de gerar necessidade de compra ou busca por determinado produto.

Para as grandes agências é um mundo novo a ser explorado e por isso, é uma espécie de “mundo prometido” e pode acabar confundindo esse tipo de estratégia com mídias convencionais online.

Para fecharmos a matéria, deixamos algumas dicas para sua campanha. Lembre-se sempre que sua estratégia deve ser definida através do seu objetivo, e o mais importante: tenha metas a serem alcançadas e estipule alguns kpi’s principais para mensurar os resultados. Por fim, faça uma análise abrangente para descobrir se ela realmente é efetiva e melhorou seus índices.