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Mobile está caminhando para um novo reinado.

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Imagine você em um futuro próximo fazendo TUDO através de um smartphone ou uma tela que caiba no seu bolso. Sim, estamos falando de mobile, a plataforma que mais tem crescido no ambiente digital e na publicidade móvel.

Um aparelho “pequeno”, porém com um poder de engajamento e inclusão gigante, os tablets e smartphones tem tido o poder de conectar e trazer as pessoas para o mundo virtual, e isso é tão grande, que as elas preferem perder qualquer coisa menos seu fiel amigo, o celular. É notável como as pessoas estão cada dia mais “presas” a eles e carregam a vida inteira dentro de um pequeno aparelho, e isso faz com que o mobile ganhe mais espaço, atenção e engajamento no mundo da publicidade.  Traduzindo em números, 29% da publicidade móvel no Brasil foram em os anúncios mobile, segundo a eMarketer.

Levando todas as informações sobre mobile, Zac Pinkham, vice-presidente internacional de mobile da AOL, nos faz refletir sobre três chaves ou pilares de sucesso para estratégias de mobile.

Contexto é rei.

Celular e Smartphone são extremamente pessoais e o comportamento através dele muda, e muito, de acordo com cada consumidor que deseja receber conteúdo e informação que seja relevante para ele em algum momento do dia ou da semana. Para isso é preciso criar um contexto que esteja de acordo com determinado comportamento naquele momento, e riqueza nos dados fornecidos atualmente podem ajudá-lo a determinar o momento certo para exibir um anúncio.

Ao lado do Mobile vídeo reina absoluto.

Com as telas de mobile aumentando e o oferecimento de melhores conexões como o 4G, o vídeo mobile tem aumentado sua entrega e o público já pode ser considerado amplo e variado. Devemos lembrar que em comerciais em formato vídeo, as marcas têm tido uma necessidade especifica para criar conteúdo que possa ser reproduzido facilmente, reeditando ou aperfeiçoando os comerciais de TV, as pequenas telas, por exemplo.

Para Zac, se olharmos as capacidades únicas do mobile outras oportunidades maiores e mais expansivas vem surgindo, como por exemplo, vídeos em 360 graus, realidade virtual e aumentada, e vídeo ao vivo.

Programática permite mais com o celular.

O momento agora é o de evolução e automação de mídia que passou a fazer das rotinas de grandes equipes que precisam de um suporte avançado em questões de publicidade premium.

A flexibilidade e base de dados oferecida pela mídia programática traz um conjunto de expectativas na entrega e maiores possibilidades de formatos de banners básicos a vídeos.

As campanhas de branding estão se fazendo mais presentes diante da compra de mídia via programática e, segundo Zac, isso se deve ao alto ROI atribuído a partir das impressões práticas de compras oferecidas pelas plataformas programáticas, incentivando ainda mais a compra deste tipo de mídia.

Está claro que o mobile em conjunto com outras experiências e estratégias formam um grande gerador de vendas e agora está trilhando um caminho rumo à coroa.