: +55 11 9 4201.4125 | 11 9 9116.9628
contato@capadociadigital.com.br
 
  • contato@capadociadigital.com.br
  • +55 11 9 4201.4125 | 11 9 9116.9628

Geração Youtube.

Home » Marketing Digital » Geração Youtube.

Que o Youtube é o maior player de vídeo do mundo ninguém duvida, porém um fato que chama atenção é o Brasil estar em 2º lugar no consumo de vídeos pela plataforma. E hoje já se pode afirmar que não existe mais idade para começar a utilizar e ver vídeos. Uma pesquisa recente mostrou que bebês e crianças até 12 anos já consomem vídeos e isso se deve a distração e cenário atual como por exemplo, a Galinha Pintadinha, que é um sucesso entre as crianças.

As estatísticas dizem que as crianças até 12 anos, incluindo bebês de 0 meses, são responsáveis por aproximadamente 53 bilhões de visualizações de vídeos no Youtube até o último mês. O fato de incluírem bebês na pesquisa e relatórios de resultados e deve pôr também serem espectadores de vídeos, como os de desenho animado e músicas infantis.

A pesquisa “Geração YouTube: um mapeamento sobre o consumo e a produção infantil de vídeos para crianças de zero a 12 anos no Brasil, de 2015 a 2016”, traz dados e informações sobre consumo de vídeos no universo infantil, e foi comandada pela ESPM Media Lab. Se comparada, a pesquisa feita em novembro de 2015, a audiência de visualização dos vídeos era de 20 bilhões e abrangeu 110 canais do Youtube, desta vez foram considerados 230 canais. Segundo Luciana Correa, coordenadora de pesquisa, “o aumento no número de views continua concentrado, praticamente, dentro dos 110 canais originais”.

Entre todos os canais pesquisados, a maioria dos views absolutos vieram de canais com conteúdo próprio do Youtube: 44.266 bilhões de views contra 7.898 bilhões de visualizações de canais do YouTube vindos da TV (aberta e paga como canais do SBT, Discovery Kids, Disney e Gloob). O que deixa a pesquisa ainda mais fragmentada em relação à migração dos públicos quando relacionados a outra pesquisa que abrange adolescentes de 14 a 17 anos.

Se os canais ou assuntos são ranqueados, vídeos e canais de games são mais populares, e o principal deles em primeiro lugar está o Minecraft (jogo onde tudo é construídos através de blocos), que em Junho tornou-se o segundo mais vendido do mundo (107 milhões de cópias), atrás apenas de Tetris (495 milhões de cópias).

A categoria de unboxing (vídeos onde crianças ou adultos abrem caixas e vem o passo a passo) cresceu 975% entre 2015 e este ano, seguida por Youtube mirim, com 564% de expansão e TV(Aberta e fechada), com 171%;

Além disso, a pesquisa mostrou que os 230 canais pesquisados aumentaram cerca de 133% em visualizações e passaram de 90.986 milhões para 211.669 milhões neste ano.