: +55 11 9 4201.4125 | 11 9 9116.9628
contato@capadociadigital.com.br
 
  • contato@capadociadigital.com.br
  • +55 11 9 4201.4125 | 11 9 9116.9628

Black Friday já está logo ali.

Home » E-Commerce » Black Friday já está logo ali.

A época mais esperada pelas marcas e pelo varejo está chegando, e não é apenas o final do ano, porque antes disso, temos a Black Friday.

Em 2015, a Black Friday movimentou cerca de 1,6 bilhões de reais e foi mais poderosa que a segunda data que mais efetiva vendas do mercado, que é o Dia das Mães. A Black Friday é uma medida adotada pelo mercado brasileiro há poucos anos e vem se consolidando cada vez mais, como um verdadeiro evento de marketing para vendas, onde algumas marcas querem sair na frente e estruturam uma operação agressiva de vendas neste dia.

Este ano, mesmo com a crise, o mercado está animado já que datas como o Dia das Mães, Dia dos Pais e Dia dos Namorados, tiveram um aumento de vendas significativo, e para a Black Friday as expectativas são maiores. Segundo pesquisa do Google, as buscas por preço de produtos vêm aumentando cerca de 60% a cada ano.

Na última semana o Google divulgou em um evento os números e algumas expectativas para a Black Friday 2016, a pesquisa foi realizada pela Provokers e ouviu quase 800 brasileiros, de 18 a 54 anos, das classes A, B e C, nas cinco regiões do país, durante o mês de Agosto.

O Brasil possui 40 milhões de consumidores online pode-se dizer que três em quatro pessoas já aderiu a Black Friday. Em 2015, o percentual de consumidores que compraram ou pesquisaram algo na Black Friday somaram 64%, com um gasto médio de R$ 1.000,00, considerado o dobro se comparado a outras datas sazonais. Os fatores de compra estão ligados a preço (42%), parcelamento (21%) e custo de frete (17%).

Os pagamentos via cartão de crédito parcelado já somam 61% das compras online nesse período, enquanto o pagamento à vista ficou com 33%, o pagamento em dinheiro ficou com 32%, seguido por boleto bancário 26%, cartão de débito 18% e outras formas, como PayPal, com 16%.

Em relação aos segmentos e produtos que mais estão sendo aguardados na Black Friday deste ano, seguindo 2015, são: Moda (12% a 15% das buscas do ano na categoria), Informática (12%), TV (13%) e Eletrodomésticos (13%). As buscas se concentram ainda mais na semana da promoção: TV (41% das buscas de Novembro), Eletrodomésticos (35% a 40%), Informática (35%), Moda (30% a 35%) e Smartphones (36%).

A Black Friday 2016 promete, e muito, alavancar as vendas e está sendo vista em alguns segmentos como o momento ideal para “desovar estoques” e incrementar faturamento.