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Os 4M's um novo conceito para o marketing.

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Há 50 anos surgia um dos conceitos de marketing que revolucionou o mercado e deu ares de extensão ao mercado de vendas de produtos e serviços, aquecendo ainda mais a economia de compra e transformando teorias de consumo em práticas de mercado. Os famosos “4P’s de marketing” (produto, praça, preço e promoção) trouxeram visibilidade e extensão, até mesmo nos estudos dos profissionais da área.

Nos últimos anos, com a tecnologia muito mais envolvida nos processos de marketing de produtos e serviços, surgiu um novo conceito de ”4P’s”: os “4M’s de marketing”.

Vamos a eles:

Merchandise

Com a chegada dos “4P’s”, o marketing ampliou-se e abriu portas a novos conceitos de produto como, por exemplo, pessoas, serviços, ideias e movimentos e assim, todos esses conceitos poderiam ser aplicados e beneficiados através do marketing, e agora o merchandise pode se aplicar melhor a essa prática de marketing substituindo o produto.

Mercado

O mix de marketing que o merchandise reproduz é a porta para um estudo mais profundo sobre o produto ou serviço e o conceito de ideia a ser colocado no mercado.

Neste passo de mercado, é necessária uma reflexão que muitos profissionais acabam por “burlar” e já ir a outro passo que é o de “mensagem”, e isso acaba por quebrar sua segmentação, e sua marca pode perder a visualização de um público que possa ter mais relação com seu produto. Por isso defina um público a qual será destinado seu produto e serviço e pense em quais mercados ele realmente se encaixa.

Mídia

Muitos acreditam que os recursos de uma campanha devam se espalhar em um conjunto de mídias, porém deve-se colocar em questão o lado bom e ruim de cada mídia quanto a valores, alcance, penetração, assertividade do público, se on ou off line, se mensurável ou não, e a partir disso definir qual o melhor canal para seu produto ou serviço.

Mensagem

O que você quer que o seu público-alvo pense, sinta ou faça? Isto torna-se a espinha dorsal de sua mensagem. Não só você precisa de uma boa mensagem, que deve ser consistente ao longo do tempo, mas precisa impactar de maneira assertiva e comunicar o que deseja como resposta do seu público de forma correta, para que seus objetivos de mídia e resultados, sejam alcançados. Um desafio cada vez maior a todas as marcas.