: +55 11 9 4201.4125 | 11 9 9116.9628
contato@capadociadigital.com.br
 
  • contato@capadociadigital.com.br
  • +55 11 9 4201.4125 | 11 9 9116.9628

Entendendo o consumidor multicanal

Home » Marketing Digital » Entendendo o consumidor multicanal

Como já citado em uma de nossas matérias, as vendas online e nas lojas físicas estão cada vez mais estreitando os canais de vendas entre si, o que está se tornando um desafio para grandes marcas e varejistas para entender o novo modelo de consumo e comportamento de quem compra, são os novos consumidores multicanal.

Neste novo momento de comportamento do consumidor, definir qual o melhor canal para conversão, traz um novo olhar para as mídias off-line que já estavam sendo “ignoradas” por muitos por não terem a eficácia e retorno quanto no online. Essa mudança se dá ao novo consumidor ser multicanal, ou seja, ele pode pesquisar os preços ao redor do mundo na internet, e realizar a compra em uma loja física, ou então verificar o produto em loja física e destinar o fechamento da compra no on-line. Pesquisas do Google indicam que três a cada quatro consumidores, que consideram útil uma informação buscada no varejo on-line, estão propensos a comprar na loja física, já que dessa forma eles detém mais informações para futuras ofertas.

O futuro do varejo sem dúvidas está caminhando para a experiência combinada, ainda sim é importante focarmos por exemplo nos smartphones que nos últimos anos vem sendo o principal canal de vendas superando os cliques nas compras via desktops. Além disso uma pesquisa via Ipsos MediaCT e Sterling Brands junto ao Google, confirmou que 71% dos consumidores utilizam o smartphone para pesquisa de produto nas lojas.

Os maiores players do mercado já estão se assegurando de que suas estratégias de marketing permitam que a conversão venha de qualquer canal existente e relevante, pois acreditam que o consumidor multicanal é o mais importante e valioso que existe. Números de 2015 mostram que esses consumidores representam 30% de vida útil se comparado aqueles que compram somente por um canal.

Os grandes players do mercado varejista, utilizam diversas ferramentas e informações de alto nível e impacto para traçarem um perfil e comportamento do consumidor multicanal, o que os ajuda na conquista e dominação do público e segmentações.

É importante conhecer e compreender a importância desses consumidores. Utilize ferramentas que podem ajudá-lo a mensurar os resultados de cada canal, sempre com conteúdo e informações que sejam relevantes ao seu tipo de público e segmentação, e além disso, uma boa estrutura nas estratégias de marketing, mensurações aproximadas e acertar ao máximo no objetivo final, são grandes aliados para atrair, engajar e aumentar suas vendas em ambos canais.