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SEO vs Adwords qual a melhor estratégia?

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Entre as estratégias de marketing digital para bom posicionamento na primeira página do Google, as ferramentas de Adwords  e SEO aparecem em primeiro lugar e podem ser consideradas como investimentos opostos. Porém, essas ferramentas se complementam e unidas, formam a base para o crescimento e “encontrabilidade” da marca.

Segundo Fábio Ricotta, especialista em marketing de performance “Enquanto uma se baseia na compra de anúncios, a outra exige a criação de conteúdo de qualidade para conseguir resultados orgânicos”. Para ele, não adianta a marca ou produto estar em primeiro lugar nas buscas orgânicas, se o termo principal não possui alta procura.

Com isso podemos destacar 3 principais motivos que fazem do SEO e Adwords grandes aliados.

  • Um bom posicionamento nas buscas orgânicas do Google é o resultado das boas técnicas de SEO, além disso, atrai tráfego de qualidade, ou seja, pessoas que realmente se interessam pelo seu produto ou serviço. Para quem está iniciando suas atividades no ambiente digital ou não está entre os primeiros na busca orgânica, as campanhas de Adwords são fundamentais para que em algum momento, a curto prazo e se bem trabalhado, os resultados comecem a ser positivos.

 

  • Podemos citar as otimizações como uma tarefa principal mesmo que a longo ou curto prazo para que as coisas comecem a acontecer. Em SEO os investimentos começam a dar resultados após certo tempo, pois como existe um trabalho na otimização e criação de conteúdo de qualidade, os resultados surgem depois de algum tempo, sendo importante nesse contexto, a constante atualizações no site e seus conteúdos de modo geral. A importância de ambos os investimentos são transparentes, enquanto o Adwords  traz um resultado instantâneo a curto prazo, SEO trabalha em médio e longo prazo ajudando nas buscas orgânica e, melhorando o posicionamento

 

  • O objetivo final para o empreendedor sempre será investir menos em campanhas de Adwords quando o SEO começar a ter resultado aparente. Segundo Fábio Ricotta “Conforme se conquista competitividade alta no Adwords e uma demanda alta de buscas, o SEO é que vai precisar receber maiores investimentos, por conseguir ser mais barato que o Adwords, no final do processo”.

Por fim, podemos definir as duas estratégias de marketing digital como complementares, com destaque para a possibilidade de mensuração e eficiência das campanhas e conteúdo.