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Redes Sociais para mercado B2B funciona sim.

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Para o mercado do varejo essa já é uma realidade já que trabalham cada dia mais para ampliar e estreitar o relacionamento com usuários e clientes, porém para quem está na indústria, o caminho é inverso e muitas das táticas utilizadas não se aplicam, uma vez que o mercado pode ser totalmente segmentado a um perfil exclusivo de público e a abordagem mais formal e elaborada.

Podemos citar 5 motivos pelos quais as redes sociais para o mercado B2B funcionam:

  1. Segundo pesquisa da agência We Are Social os brasileiros passam em média 5,2 horas por dia na internet apenas no computador, isso somado a desktops e laptops, se considerarmos dispositivos móveis são 3,9 horas diárias, ou seja, passamos em média 9 horas por dia conectados, e destas, 3 horas conectados a uma rede social, e isso representa um “universo” de possíveis clientes.
  2. A “famosa” mala direta e outros impressos, como folders e catálogos, são na maioria das vezes, muito mais dispendiosos, já que algumas redes sociais como o Facebook, por exemplo, permite anúncios com um orçamento de R$100,00, podendo alcançar milhares de pessoas, conforme a segmentação.
  3. Uma das principais vantagens de campanhas realizadas em redes sociais, com toda certeza, é a mensuração dos resultados em tempo real, que é possível não apenas acompanhar, mas otimizar as contas e os anúncios, testar e realizar comparativos, diferente de esforços de comunicação off line, como impressos e feiras.
  4. Trabalhando conteúdo ou uma segmentação correta, é possível atingir diretamente o público alvo, com criação de anúncios ou textos para determinado perfil de público.
  5. Podemos citar a crise no país como um fator extremamente preocupante em qualquer segmento, neste momento são várias as opções e direções para encontrar seu público ou para ser encontrado por ele, e as redes sociais podem ser grandes aliadas na inovação e para sair na frente da concorrência.

As redes sociais podem ser sim uma grande aliada na busca por novos mercados e potenciais clientes para o mercado B2B, basta então analisar, estruturar e aproveitar as oportunidades aparentes para captação e relacionamento.