: +55 11 9 4201.4125 | 11 9 9116.9628
contato@capadociadigital.com.br
 
  • contato@capadociadigital.com.br
  • +55 11 9 4201.4125 | 11 9 9116.9628

Business Intelligence para PMEs

Home » Marketing Digital » Business Intelligence para PMEs

A gestão de PMEs está cada vez mais desafiadora. Por essa razão, quanto mais recursos tecnológicos a empresa tiver à sua disposição para facilitar esse dia a dia turbulento e contribuir para melhores decisões, mais amparada ela estará ao longo da sua vida.

Um dos recursos que têm contribuído para melhorar a gestão das pequenas empresas é o business intelligence, que pode ser definido como um conjunto de ferramentas, aplicações e infraestruturas para análise de dados, transformando-os em informações relevantes para aprimorar a performance da pequena empresa no mercado.

É comum pequenos é médios empresarios enxergarem o Business Intelligence como algo distante, que só serve para as grandes empresas. Mas essa é uma visão equivocada. Na verdade o BI é uma ferramenta que pode ser adaptada para o tamanho de qualquer empresa.

Uma pesquisa realizada pela ComputerWorld Brasil, em 2010, mostrou que na América Latina foram investidos cerca de us$ 504 milhões em BI, sendo que metade dessa quantia veio para o Brasil. Segundo a consultoria IDC, em pesquisa do mesmo ano, as pequenas e médias empresas já estavam optando por essa solução, mas utilizando versões mais simples. Ou seja, pode-se afirmar que implementação do BI nessas empresas é apontada como responsável por diversos resultados positivos, entre eles: redução de custos, melhoria de processos e aumento da retenção de clientes.

Um sistema de Business Intelligence ajuda na tomada de decisão, e as possibilidades são enormes. Com as métricas e os KPIs corretos, é possível enxergar e entender melhor o cenário de atuação de qualquer empresa, seja grande ou pequena, e como agir de maneira correta e assertiva.

Uma pequena loja de roupas, por exemplo, precisa saber quais são os clientes que mais compram camisas socais na região sul? Quais os modelos mais vendidos de sandálias para o Norte e quanto isso representa das vendas totais da empresa? As respostas dessas perguntas influenciam na elaboração da próxima coleção e, se a empresa não tem isso nas mãos, fica muito complicado decidir e garantir sucesso.

Podem ser perguntas simples, mas difíceis de serem respondidas em um primeiro momento. Essas informações, no entanto, podem gerar insights valiosíssimos para a sua pequena empresa, capazes de gerar uma economia de tempo e custos. E ainda pode e deve influenciar na estratégia de vendas dos seus produtos ou serviços.

Enfim, A utilização do business intelligence nas PMEs ainda é incipiente, mas essencial para aqueles empreendedores que estão antenados com as possibilidades que a tecnologia traz para melhorar a gestão e o desempenho das pequenas empresas. O uso de ferramentas e até as próprias redes sociais podem reduzir em até 70% o tempo de análise de um cenário, permitindo à PME uma resposta rápida e coerente de acordo com o contexto em que ela está inserida.