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Mensurando o marketing digital em lojas físicas

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Um dos maiores desafios das empresas que investem em marketing digital é conseguir visualizar os resultados das suas estratégias. Esta dificuldade se multiplica se o seu negócio for uma loja física. Apesar das diversas tecnologias existentes, ainda é muito difícil saber quais métricas podem ser mensuradas e como cruzar os dados das ações online com as ações offline nas plataformas de marketing digital atuais.

Vejamos algumas técnicas que podemos utilizar para tornar esse processo menos complicado e mais assertivo:

Pesquisa simples

Se a sua empresa é pequena, uma boa forma de começar a ter uma visão melhor dos resultados das suas campanhas é fazer uma simples pesquisa com os seus clientes. Defina um período para análise e pergunte como eles conheceram a sua loja. Registre e depois é só cruzar os dados obtidos com o orçamento investido para medir o seu custo de aquisição. É um método simples e talvez o menos preciso, mas se você ainda não faz esse tipo de análise pode ser um bom começo.

Telefonemas

O Google Adwords e algumas outras plataformas de mídia em mecanismos de busca já possuem uma tecnologia que permite medir o número de clientes que ligaram na sua loja através de um anúncio. Assim fica fácil ter um número de referência para saber quantas das pessoas impactadas de fato chegaram até você.

Cupons Promocionais

Faça campanhas com cupons de desconto exclusivos para as suas campanhas online. Terminada a ação é só registrar a quantidade de cupons utilizados e você terá um número bem confiável da quantidade de conversões da sua campanha.

Cruzamento de e-mails

Esse método é um pouco mais avançado, para negócios maiores e com grande tráfego de clientes. O Facebook possui uma forma de medir quantas pessoas dentro de uma determinada base de e-mails foram impactadas pelos seus anúncios. Se você pega os e-mails dos seus clientes em um cadastro, por exemplo, você pode medir em um determinado período de tempo quantos dos seus compradores foram impactados por suas campanhas online. Vale lembrar que esse produto não está aberto a todos e você terá que solicitar uma análise ao seu representante de vendas no Facebook.

Metas de Engajamento

Defina metas de engajamento para as suas campanhas. Se o seu negócio é um delivery com cardápio online, por exemplo, você pode estabelecer como meta de conversão o tempo mínimo que alguém leva para decidir o pedido. Se forem 5 minutos, você só vai precisar configurar uma meta no Analytics e considerar uma conversão toda vez que um usuário passar 5 ou mais minutos na página do seu cardápio.

Testes

Experimente ficar duas semanas sem anunciar online e compare o movimento nesse período com um outro equivalente em que você estava anunciando. Você conseguirá ter uma ideia do impacto que as suas campanhas representam no seu negócio. Faça o teste com diferentes mídias, com diferentes abordagens. Se você deseja obter bons resultados, é importante pensar a longo prazo e nos aprendizados que você vai obter com essa prática.