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Snapchat está sendo cada vez mais utilizado por empresas

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Muito mais utilizado por jovens, o Snapchat vem ganhando cada vez mais espaço e hoje já está na lista dos principais aplicativos para iOS e Android. O software, porém, tem um potencial praticamente inexplorado no que diz respeito a seu uso empresarial, mas pode se tornar uma importante ferramenta para promoções sociais, fidelização de clientes e engajamento.

Pensando na estrutura do aplicativo (usuários trocam mensagens em forma de foto e vídeo e as exibições duram no máximo 10 segundos), é difícil aplicar essas funcionalidades dedicadas aos negócios. No entanto, diversas empresas pioneiras já atuam no aplicativo de maneira bastante positiva. Algumas companhias usam a ferramenta para reforçar sua marca enquanto outras chegam até mesmo a realizar concursos e promoções por ali. Divulgação de produtos e até mesmo o simples fortalecimento da relação com o consumidor também entram na lista.

No ano passado a marca de carros de luxo Audi foi pioneira ao lançar a primeira campanha de marketing em larga escala no Snapchat. Durante todo o domingo da final do Super Bowl — o campeonato da liga profissional de futebol americano) —, snaps na conta da empresa  brincavam e interagiam com seu público sobre aspectos do jogo e show do intervalo em tempo real.

Até empresas de setores mais conservadores já se renderam à dinâmica do aplicativo. É o caso do banco de investimento Goldman Sachs que estão publicando conteúdo na rede social. O Goldman Sachs começou a anunciar em algumas faculdades, por meio do Campus Story — uma galeria de fotos e vídeos registrados em campus universitários dos Estados Unidos. As publicações de 10 segundos aparecem em meio ao conteúdo gerado pelos usuários e são parte dos esforços de recrutamento do banco entre alunos das melhores universidades do país.

Enquanto se consolida, o Snapchat se atualiza e busca se aproximar cada vez mais das marcas. No segundo semestre de 2015, o aplicativo atraiu a atenção de grandes marcas com o anúncio de seu novo sistema de publicidade, chamado de “geofiltros patrocinados” — imagens de anúncios que as pessoas podem adicionar aos seus vídeos apenas quando estão em locais específicos. Esse serviço está disponível apenas nos EUA, por enquanto.

Marcas como Nike e GE têm empregado esses anúncios nos principais feriados ou após grandes eventos nos Estados Unidos. Por exemplo, logo após a Copa do Mundo de Futebol Feminino, usuários do Snapchat foram incentivados a fazer vídeos que incluiam o logotipo do time americano e da Nike. Alguns destes vídeos geraram entre 30 milhões e 50 milhões de visualizações.

A empresa, com apenas quatro anos de fundação, ainda está construindo a sua infraestrutura básica de publicidade. Nos último mês, porém, o Snapchat assinou contratos de distribuição de conteúdo com a NFL, Buzzfeed, ESPN, The Daily Mail, Cosmopolitan, Comedy Central, CNN, People, National Geographic, e Vice. No final de agosto, IGN, Mashable e Tastemade juntaram-se ao time de parceiros de conteúdo pago, que têm sua própria página destaque na chamada plataforma Discovery.