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Tendências para Mídias Sociais em 2016

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Estamos chegando no fim do ano e com as crescentes transformações no comportamento do consumidor, surge a necessidade de criar novas estratégias e aderir recursos que acompanhem este ritmo acelerado de mercado, sobretudo nas mídias sociais.

Este é o melhor momento para parar, respirar e imaginar o que a evolução está preparando para nós em 2016. Confira algumas tendências que estão surgindo nas mídias sociais para melhorar a estratégias de marketing digital da sua empresa:

 

Tempo real

As mídias sociais já são naturalmente propensas para conteúdo imediato, ainda mais com as novas ferramentas que permitem live streaming, o tempo real se faz cada vez mais presente.

Instagram e Snapchat são as principais plataformas nesse sentido, pois que permitem gravar e já publicar o vídeo na sequência. O Facebook ainda está testando o LIVE, restrito para pessoas públicas com perfil autenticado e que no momento só funciona para plataformas iOS (iPhone e iPad).

 

Botão de comprar

Facebook e Pinterest inseriram em suas plataformas o botão de “comprar”, uma tendência que veio para ficar. O botão de comprar permite que o usuário compre em um clique e sem sair do aplicativo. Essa funcionalidade só pode ser habilitada em posts pagos ou anúncios.

O Instagram já ensaia algumas funcionalidades com o botão de comprar, e gradualmente, vai liberando novidades na plataforma. O ritmo mais lento em relação aos demais é proposital, para manter a rede social com conteúdo “familiar” e não estritamente comercial.  A estimativa é que até o final de 2016, a maioria das redes sociais adotem algum tipo de botão de comprar em suas campanhas e anúncios.

 

Novas funcionalidades nos aplicativos

Um dos objetivos das principais redes sociais é manter o usuário navegando dentro de suas plataformas, evitando dispersão e aumentando o tempo de permanência no seu canal.

O Facebook é o “rei” das mudanças e busca sempre novos recursos. Este ano lançaram o “Artigos Instantâneos”, busca por posts e vídeos com autoplay que são ativados diretamente na linha do tempo.

Outras plataformas como Twitter e Instagram estão trabalhando no mesmo sentido, ampliando suas funcionalidades para estimular que o usuário a continuar no aplicativo. Quanto maior o tempo de permanência na plataforma maior a chance de exposição a anúncios e campanhas.

 

Alcance orgânico

A competição pelo alcance orgânico está aumentando cada vez mais, com o volume de novas páginas e a qualidade de conteúdo, sendo dificil manter a atenção dos seguidores.

O Facebook está diminuindo cada vez mais o percentual de alcance e visibilidade dos posts para os seguidores. Essa é uma manobra para diminuir o volume de marcas na linha do tempo dos usuários e, principalmente, incentivar o uso de mídia paga e promoção de posts. A tendência é que o alcance continue diminuindo e o custo com mídia aumentando. No Brasil, isso se agrava, pois os valores são baseados no dólar.