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Planejando seu Marketing Digital para 2016

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O ano está terminando. Momento de rever tudo o que foi feito em 2015 e planejar as próximas ações para 2016. Muitas empresas têm dificuldade para programar seus próximos passos, sobretudo no Marketing Digital, pois o processo de elaboração de um plano estruturado de marketing digital é visto por muita gente como uma etapa difícil e trabalhosa, uma vez que requer uma análise minuciosa do que já foi feito e uma visão muito ampla do que deve ser mudado.

A ausência de um bom plano de marketing digital pode comprometer os resultados de forma significativa. Não só o crescimento pode ficar limitado pelas indefinições, como a falta de previsão de recursos e projetos no planejamento da empresa pode engessar a realização de uma série de ações importantes.

Ao criar um plano de marketing digital você já estará com meio caminho andado em direção ao sucesso. A fim de te ajudar nisso, preparamos algumas dicas para você fazer um planejamento estruturado e que dê resultados em seus meios digitais. Vejamos:

 

Diagnóstico Atual

O primeiro passo é entender o que foi alcançado no ano que passou e quais são os pontos mais críticos da atuação da empresa no momento.

Olhar para o desempenho do funil de vendas já permite ter uma visão geral de quais etapas estão tendo pior performance e merecem uma atenção especial. É importante olhar tanto para o volume quanto para as taxas de conversão para identificar algum alerta.

Uma prática bastante recomendada é usar esses números em comparação com benchmarks do seu mercado. Dessa forma, fica mais fácil entender o status da empresa e o potencial de melhoria.

 

Objetivos

Com o diagnóstico feito e identificados os maiores problemas da empresa, o passo seguinte é estipular os objetivos  para o ano.

Elas podem estar relacionadas à implementação de uma presença consistente de forma geral ou a itens mais específicos, como tornar mais leads em oportunidades ou converter mais visitantes em leads.

É interessante estipular também indicadores de desempenho, capazes de mostrar de forma objetiva e mensurável o quanto os objetivos estão sendo alcançados.

 

Meios a serem utilizados

As opções para divulgação de uma marca na internet são muitas e é preciso, logo no início do projeto, definir quais são os canais mais apropriados para cada tipo de campanha em função do público alvo que pretendemos atingir.

Você até pode usar um leque amplo de canais no início da campanha, mas deve monitorá-los de perto para identificar aqueles que não estão gerando tráfego ou conversão relevante para o site e então descartá-los.

 

Monitoramento

Antes de pensar em como elaborar um plano de marketing digital, precisamos definir como essas ações online serão acompanhadas e verificadas em termos de resultados. Para isso é necessário definir quais as ferramentas de monitoramento, como o Google Analytics, por exemplo, serão utilizadas.

No caso de mídias sociais, é preciso também definir qual será a ferramenta utilizada para acompanhamento de menções e outras métricas específicas dessa categoria. O Google Analytics é uma ferramenta bem completa, mas não é o suficiente para acompanhamento de redes sociais.

Como você pode ver, a elaboração de um plano de marketing digital é trabalhosa e demorada, mas cada passo é importante para que os resultados surjam da forma desejada. O planejamento é a alma do negócio em qualquer empreendimento e no marketing digital não é diferente.