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Definindo o Público Alvo no Marketing Digital

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Conhecer o seu consumidor é imprescindível para todas as empresas, de todos os setores. Se você conhece o seu público alvo, poderá atendê-lo de maneira mais adequada e promover a melhoria contínua de sua organização.

Quando falamos sobre marketing digital a preocupação com o público-alvo deve ser levada aos níveis mais altos, devendo ser colocado como o primeiro item para a elaboração de uma boa campanha que gere resultado.

Mas conhecer as minúcias do perfil do seu cliente pode ser uma tarefa difícil, principalmente se a sua empresa trabalha com produtos voltados a um público muito abrangente. Pensando nisso, selecionamos algumas formas de você mapear perfis que servirão como base para a construção de um público direcionado para as campanhas de marketing digital da sua empresa. Confira:

 

Perfil Demográfico

Uma alternativa mais básica para entender o perfil do seu cliente é investir na análise de mercado baseada em perfis demográficos. É possível citar alguns exemplos: uma loja especializada em utensílios maternos provavelmente terá como público-alvo mulheres entre 25 e 40 anos, casadas e economicamente ativas, enquanto uma loja de bicicletas talvez veja o cliente-padrão definido como um homem solteiro de 18 a 25 anos.

 

Necessidades, problemas e desejos

Depois de conhecer o perfil do seu consumidor, é necessário compreender os principais motivos que o levam a consumir. Pode ser uma necessidade específica e temporária ou um desejo antigo e permanente. Tudo vai depender do seu nicho de negócio e do cliente que você pretende atingir. Ao descobrir a motivação, é possível direcionar o produto e as campanhas de marketing para melhor atender à demanda.

 

Mercado

Acompanhe pesquisas de mercado e de comportamento do consumidor, ações de concorrentes e feedback de usuários de produtos semelhantes ao seu. Procure saber o máximo possível sobre o mercado que sua empresa está ou quer entrar. Quanto mais conhecer sobre o meio, mais você saberá sobre o que possíveis clientes querem e precisam.

 

Tendências

Independente do nicho de mercado em que atua, sua empresa sofre com mudanças externas. Um novo produto lançado ou a economia da região podem interferir direta ou indiretamente nas decisões planejadas para o próximo período. Porém, não esqueça do planejamento. Antes de transformar tudo o que sua empresa faz apenas para acompanhar as novidades, estude a real necessidade, prós e contras de cada mudança.