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Como mensurar o ROI no Marketing Digital

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Todo e qualquer investimento realizado tem um único propósito: gerar retorno. Este, por sua vez, pode variar conforme objetivos estratégicos definidos em cada ação e respectiva verba disponibilizada para sua execução. Porém, em alguns momentos, surge a dúvida se, de fato, a verba usada está sendo bem aplicada e trazendo resultados efetivos para o negócio.

O retorno sobre investimento, ou ROI é a métrica usada exatamente para mensurar esse aspecto: os rendimentos obtidos a partir de uma determinada quantia de recursos investidos.

No marketing digital, o primeiro passo, antes mesmo de planejar campanhas, é sabermos quais os objetivos desejaremos obter de nossas campanhas. As metas devem ser específicas e mensuráveis. As mais comuns no marketing digital, são:

  • Aumentar visitas no site em 200%;
  • Dobrar taxa de conversão de visitas para leads;
  • Aumentar a taxa de fechamento (lead para vendas) de 10% para 25%;
  • Gerar lista maior de contatos com 1.000 a mais;

Após definição da meta principal, é preciso estipular a verba da campanha, a mídia que será veiculada e só depois é calculado o ROI.  O calculo fornece valor líquido resultante da relação entre o investimento e as despesas com o marketing digital. Desta forma, a fórmula básica de cálculo dessa métrica é: ROI = ganho obtido menos investimento, dividido pelo lucro líquido. Em termos termos práticos seria assim:

calculo_de_roi_marketing_pet

 

Lembrando que para que essa conta apresente o resultado correto, todas as despesas com investimentos em links patrocinados, mídias sociais, e-mails marketing, e todas as demais formas de divulgação, bem como o gasto com mão de obra usada para fazê-la, que gerou algum gasto deverão ser incluídos.