: +55 11 9 4201.4125 | 11 9 9116.9628
contato@capadociadigital.com.br
 
  • contato@capadociadigital.com.br
  • +55 11 9 4201.4125 | 11 9 9116.9628

5 Dicas para iniciar seu e-commerce com o pé direito

Home » E-Commerce » 5 Dicas para iniciar seu e-commerce com o pé direito

Os benefícios do e-commerce são muitos: alcançar um público diversificado, sem limites geográficos, a qualquer hora do dia ou da noite, a garantia de pagamento seguro e a praticidade e a rapidez nas negociações são alguns dos motivos que levam muitos a optarem por esse modelo de negócio.

Porém, abrir uma loja virtual é um empreendimento que exige cuidados como qualquer outro, para ter sucesso é preciso planejamento e boas escolhas. Abaixo, alguma dicas valiosas para prestar ateção antes de iniciar suas atividades:

1 – Faça um Benchmark
Na hora da escolha do segmento que você vai atuar, procure fazer sempre uma pesquisa de benchmark, tanto no Brasil quanto no exterior. Benchmarking é processo no qual uma empresa examina como a outra realiza uma função específica, a fim de melhorar como realizar a mesma ou uma função semelhante. Não entre na internet para ser apenas mais um, entre na internet para ser referência no seu segmento.

2 – Trabalhe com nichos
O mercado e-commerce está repleto de grandes varejistas, que vendem uma infinidade de produtos e que contam com a credibilidade herdada de suas lojas físicas. Não há outra maneira de concorrer com essas grandes empresas, senão escolhendo um nicho de mercado e oferecendo a ele produtos diferenciados com preços competitivos. Além disso, é fundamental conhecer o comportamento de consumo do segmento escolhido, de forma a cativar o cliente e, obviamente, fidelizá-lo.

3 – Escolha uma boa plataforma
Uma boa forma de começar seu negócio é escolhendo uma plataforma adequada para criar e hospedar sua loja virtual. É possível contratar plataformas prontas de ótima qualidade, a um custo mensal acessível, que irão dar boas opções de layout e até mesmo a possibilidade de criação de um layout personalizado.

4 – Faça testes
Antes mesmo de lançar seu próprio e-commerce, você pode testar a aderência de seus produtos, preços e serviços na internet. Além disso, antes de lançar o site faça pesquisas, como testes de usabilidade, estudos etnográficos que te permitam ter uma prévia do que como será a experiência dos usuários no seu site e faça as devidas alterações antes de lançar o projeto.

5 – Invista em Marketing digital
O simples fato de ter uma loja virtual funcionando, com ótimos produtos e bons preços não te garante sucesso de vendas. Uma loja online sem investimento em marketing digital não atrai clientes e, consequentemente, não vende. É como uma loja escondida em uma rua sem saída. Será necessário investir em marketing de conteúdo, campanha no Google adwords, no Facebook e técnicas de SEO para otimizar o site para as buscas no Google. Campanhas de e-mail marketing e outras redes sociais também são estratégias para um segundo momento.