: +55 11 9 4201.4125 | 11 9 9116.9628
contato@capadociadigital.com.br
 
  • contato@capadociadigital.com.br
  • +55 11 9 4201.4125 | 11 9 9116.9628

Marketing Viral: o que é e como fazer

Home » Marketing Digital » Marketing Viral: o que é e como fazer

O marketing viral é uma estratégia baseada em técnicas de marketing que exploram as redes sociais para produzir maior divulgação da marca ou produtos e serviços, sendo que seus processos de disseminação são muito parecidos com o de uma epidemia ou uma doença.

Quando bem elaborado, esta estratégia consegue conquistar o seu público-alvo, fazendo com que ele compartilhe a iniciativa da marca com outros, de forma “contagiosa”. A criatividade é uma palavra chave no conceito de marketing viral, que tem sido revolucionado com as novas tecnologias.

 

Principios para viralização de conteúdo

 

– Ser criativo

Talvez existam milhares de sites ou blogs que tratam sobre o mesmo assunto e apresentam o mesmo conteúdo que sua empresa. Por isso, é fundamental ser criativo e tratar o assunto de maneira inusitada. Essa é uma forma de chamar atenção e fazer com que as pessoas analisem o tema ou assunto tratado com outra perspectiva.

– Ter apelo

Tente sempre provocar o seu público leitor, fazendo-o rir ou se emocionar. Mas lembre-se: as pessoas só transmitem ou repassam o que for relevante, de fato.

– Ser segmentado

– É primordial ter em mente qual é o tipo de público a ser atingido. Analisar características, como estilo de vida, interesses e idade, é muito importante, pois assim é possível fazer um direcionamento de seu conteúdo para as pessoas certas.

– Ser encontrado

Além de criativo, seu conteúdo e sua plataforma de disseminação devem ser otimizados para os mecanismos de buscas a fim de que ele seja encontrado facilmente pelo público;

– Ser único

Se você quer ser percebido de uma forma diferente, é fundamental que você faça algo único. Quem não se lembra dos “Poneis Malditos”. A musiquinha-chiclete não saiu da cabeça de milhares de pessoas e se popularizou nos compartilhamentos e memes, fazendo parte até dos trending topics do Twitter, no Brasil e no mundo. Vale a pena relembrar: