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Black Friday: as melhores práticas para sua loja virtual ter sucesso

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No próximo dia 27 de novembro, boa parte dos consumidores em potencial estarão atentos às ofertas para gastar em sua loja virtual. Para se posicionar e atingir o maior número de consumidores é imprescindível fazer um planejamento e atentar-se a diversas práticas importantes para garantir o sucesso. Veja, abaixo, as principais.


Antecipe-se

Antecipar ofertas da Black Friday é uma ótima opção, seja estendendo a divulgação e promoções durante toda a semana do evento ou até mesmo para o mês inteiro. Em geral, as buscas sobre a data costumam iniciar a partir de agosto, já em outubro passam ser mais específicas (ex: iPhone Black Friday) e por fim, a grande maioria ocorrem na semana do evento.

Seja honesto

Nas edições da Black Friday de anos anteriores, muitos compradores reclamaram que os descontos eram “metade do dobro”. Por isso, seja honesto com o seu cliente. Ofereça o desconto que pode oferecer. O consumidor moderno é inteligente e prioriza lojas virtuais que sejam transparentes com ele.

Prepare seu estoque

Não importa se sua loja virtual possui um nicho especificado ou se ele é diversificado: você precisa estar preparado para as promoções desse dia. A dica para ser mais certeiro no que você oferecerá é optar pela análise de sortimento, solução que faz um “apanhado” de seus principais concorrentes (grandes e pequenos) para saber como está a situação da variedade de produtos que você oferece, indicando o que mais você poderia incluir nas suas “prateleiras”.

Prepare seu site

Normalmente em grandes promoções os servidores caem, o site fica instável e o pior: o consumidor fica com medo de comprar por parecer “pouco confiável”. Por isso, prepare muito bem a estrutura do seu e-commerce para que nada possa impedir a decisão de compra de seu cliente.

Use o e-mail marketing

O e-mail é uma maneira muito eficaz de alavancar as vendas nessa data, pois ele gera tráfego para seu site. Como a Black Friday acontece no final de novembro muitas pessoas já garantem os presentes de natal na ocasião. Seja criativo para atrair a atenção do consumidor no meio de tantas ofertas, mas vá direto ao assunto.

Seja ativo nas redes sociais

. Como as redes sociais ganham novos ativos comunicadores a cada dia que passa, lembre-se de publicar nas páginas do seu negócio com hashtags como #BlackFridayBrasil, #BlackFriday2015, entre outras. O que se fala na internet hoje em dia tem cada vez mais peso no veredicto final de uma compra. Sendo assim, o lojista pode usar esse poder das mídias digitais para gerar influência para a venda de produtos, estimular a troca de experiências e envolver os consumidores.

Não ignore o mobile

O smartphone não é mais apenas uma categoria de produto, mas também um “device”. A sua portabilidade e a possibilidade de uso a qualquer momento, nas mais diversas situações e lugares, tem aumentado significativamente o volume de buscas através destes dispositivos e diminuído as buscas através de desktops. Uma informação importante é que as datas com maior volume de busca no Google, realizadas através de smartphones em 2014, foram próximas à Black Friday Brasil, na semana anterior e posterior. Em função disso, é evidente a necessidade da migração do desktop para o mobile, uma vez que os consumidores já migraram, começando por estruturar desde o site, para que se torne responsivo, até as estratégias de divulgação.