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Engajamento nas mídias sociais: O que é e qual a sua importância

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Um dos grandes questionamentos sobre o investimento de marcas nas redes sociais é sobre qual o real ganho que a empresa poderá receber e como isso influenciará de modo efetivo em seus resultados. Se há algum tempo atrás o objetivo era alcançar o maior número possível de curtidores e seguidores, hoje podemos perceber com muita clareza que o verdadeiro benefício de gerar conteúdo nas mídias sociais está muito mais relacionado a métricas qualitativas do que quantitativas, ou seja, devemos transformar curtidores e seguidores em audiência engajada.

 

Mas o que é exatamente o engajamento nas mídias sociais?

Engajamento nas mídias sociais é um real envolvimento com a marca, que vai além do número de seguidores  ou curtidores em uma rede social. Esta métrica determina o nível de envolvimento do público com o conteúdo e a marca. Indica que a pessoa teve uma atitude em relação a mensagem, isto é, interagiu de alguma forma ao curtir, compartilhar ou comentar a mensagem e não apenas se limitou a visualizar a mensagem. Quanto maior o engajamento, maior a possibilidade de disseminação da marca e maior o seu poder de influência em relação a decisão do público.

Existem diversas métricas para mensurar e determinar o engajamento de uma marca. Algumas são mais focadas na experiência do público, outras mais focadas no relacionamento entre cliente e marca, e há também as que focam no grau de viralidade dos conteúdos. Todas elas possuem total relação com os pilares abaixo:

 

– Envolvimento
Apesar de ser um indicador básico, suas atividades são fundamentais para o cálculo de engajamento porque, muitas vezes, significam o primeiro ponto de interação que uma pessoa tem com uma marca.

– Interação
Compreende, por exemplo, as contribuições que as pessoas fazem por meio de comentários em blogs da empresa, pedido de informações sobre produtos, conexões nas mídias sociais e discussões em fóruns.

– Intimidade
Esse componente busca medir o afeto ou sentimento que uma pessoa possui por uma marca. Isso inclui sua opinião, perspectiva ou paixão, representadas pelas palavras que ela usa e pelos conteúdos que cria. Trata-se de um grau mais avançado de engajamento.

– Influência
É um componente crítico que mensura até que ponto as ações e os conteúdo trabalhados nas redes sociais estão de fato influenciando na decisão de compra do público. Compreende também a probabilidade de uma pessoa voltar a comprar um produto de uma empresa ou recomendá-lo a outra pessoa (amigos e familiares).