: +55 11 9 4201.4125 | 11 9 9116.9628
contato@capadociadigital.com.br
 
  • contato@capadociadigital.com.br
  • +55 11 9 4201.4125 | 11 9 9116.9628

SEO ou Links Patrocinados: onde investir?

Home » SEO » SEO ou Links Patrocinados: onde investir?

É de conhecimento universal que ter um site nas primeiras posições dos buscadores como o Google é fundamental para o desempenho de qualquer negócio. Já abordamos esse assunto aqui no blog e explicamos as diferentes formas possíveis de conquistar essas posições tão privilegiadas. De um lado, o SEO, que é uma prática para gerar bons posicionamentos de forma natural e orgânica, o que pode levar um tempo para acontecer. Do outro lado os Links Patrocinados, como o Google Adwords, por exemplo, que promove um resultado mais rápido na quantidade de visitas e possíveis conversões em vendas, mas depende do recurso financeiro que terá disponível para manter a estratégia.

 

OK, mas qual dessas estratégias devo investir?

 

Como já dito, os links patrocinados é uma forma de publicidade que gera maior retorno em menor tempo, entretanto, em alguns segmentos em que há grande concorrência, o custo da campanha (baseado na compra de cliques das palavras-chaves) tende a aumentar, o que muitas vezes inviabiliza o investimento continuo. Ou seja, em comparação com o SEO, o principal atributo desta estratégia certamente são os resultados imediatos.

Em contrapartida, a estratégia de SEO geralmente requer um tempo para gerar resultados. É necessário bastante pesquisa e trabalho diário, com a criação de um estudo do índice de pesquisa dos internautas, elaboração de conteúdo adequado ao seu público-alvo e outras formas de otimização. Todo esse trabalho pode no início não gerar tanto resultado, principalmente se o seu mercado for concorrido. Mas, a médio e  longo prazo, os resultados acontecem, sendo que o preço e o esforço para mantê-lo é muito menor que em relação aos Links Patrocinados. Isto é, se nos links patrocinados você deverá sempre estar mantendo ou aumentado a sua verba para gerar resultados, no SEO, geralmente, acontece o contrário. Além disso, diversas pesquisas indicam que a quantidade de cliques nos resultados orgânicos são bastante superiores aos cliques em anúncios pagos.

Portanto, mesmo que a sua empresa faça a opção de executar ações de links patrocinados ao invés de investir nas técnicas de SEO, tenha em mente que o ideal seria trabalhar os dois juntos. Você pode investir em links patrocinados e aparecer rapidamente nas pesquisas obtendo então resultados a curto prazo, enquanto o site é otimizado. Quando o site estiver bem posicionado nos resultados das pesquisas sua empresa vai ganhar mais credibilidade e poderá direcionar parte do orçamento de links patrocinados para outras ações de marketing digital.