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O que é SXO e qual a sua relação com SEO?

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Basicamente, SXO (Search Experience Optimization) é o “bom e velho” SEO (Search Engine Optimization), porém com técnicas mais voltadas para a experiência do usuário do que para os “robôs” dos mecanismos de buscas, o que no fim das contas é quase a mesma coisa, pois uma vez que você está otimizando seu site para melhorar a experiência do usuário ele tende a ser melhor classificado nos buscadores.

Acontece que os “robôs” dos buscadores que mapeiam os sites e os classificam estão a cada dia mais inteligentes. Por isso, a tendência é que o Google e demais sites de buscas levem cada vez mais em consideração o conteúdo e principalmente a experiência de navegação dos usuários para classificar os sites nas pesquisas e menos questões técnicas.

Estratégias clássicas e muito importantes atualmente, como definição de meta tags e outras técnicas de programação, serão cada vez menos relevantes para os buscadores com o decorrer do tempo. A ideia é que os esforços para sites terem boas classificações serão cada vez mais voltados na experiência de navegação do usuário. Por isso, algumas práticas de SXO, que hoje não são tão populares entre os profissionais de SEO estão entrando cada vez mais na pauta das estratégias de Marketing de Busca das empresas. Vejamos os principais:

 

Teste A/B 

O teste A/B é uma estratégias bastante simples de otimização utilizada para verificar qual versão de uma página ou peça publicitária é mais efetiva, considerando a conversão dos usuários.

Funil de conversão

Funis são caminhos importantes que devem ser percorridos pelo usuário durante a navegação. Com a utilização desta técnicas é possível principalmente mapear e corrigir abandonos observando páginas onde há uma considerável evasão por parte dos usuários.

Segmentação

Segmentação de usuário é uma divisão dos usuários em grupos com interesses, perfis ou comportamentos semelhantes. Essa divisão pode ocorrer através de dados submetidos pelo usuário em formulários (campo profissão, sexo, idade…), seções em que o usuário navegou ou qualquer outra informação que a empresa tenha interesse e seja possível de se capturar.