: +55 11 9 4201.4125 | 11 9 9116.9628
contato@capadociadigital.com.br
 
  • contato@capadociadigital.com.br
  • +55 11 9 4201.4125 | 11 9 9116.9628

Marketing digital é unanimidade em todas as gerações de empresários

Home » Marketing Digital » Marketing digital é unanimidade em todas as gerações de empresários

Em entrevista para a revista Exame, Philip Kotler, conhecido como “Papa do marketing”, evidenciou a “Onipotência” do marketing digital para o universo corporativo. Ao ser questionado em que área concentraria sua atenção, o guru foi incisivo: marketing digital. “Um profissional precisa conhecer intimamente segmentos de seu mercado, mas também seus clientes individualmente. Temos de aumentar nosso entendimento de como usar YouTube, Instagram, Pinterest, Twitter, LinkedIn e Facebook. Não adianta apenas usar esses canais digitais”, analisou.

Tal afirmação, vinda de um grande pensador que no auge dos seus 84 anos entende o presente e “enxerga” o futuro como poucos, mostra uma grande constatação: que o marketing digital é mais que simples ferramentas do mundo virtual para comunicar sobre o negócio, gerar interesse da audiência e aumentar as vendas. Elas proporcionam um relacionamento com o público-alvo a um nível de personalização e experiência nunca antes praticado e é também o futuro de toda e qualquer empresa, independente do seu tipo de negócio ou setor.

Até mesmo em tempos desafiadores, como o atual, o marketing digital deve ser encarado como um investimento para manter as empresas ativas no mercado. É necessário vê-lo como forma de entender melhor as vontades de seus consumidores para adaptar as estratégias, visando gerar proximidade com sua audiência. Esse tipo de pensamento já está presente entre os empresários da chamada geração Y, formada por pessoas que experimentaram desde cedo o uso da tecnologia e acompanharam de perto os desdobramentos que os recursos tecnológicos acarretam na sociedade.

Ao contrário, a geração Baby Boomer, composta por pessoas nascidas após a Segunda Guerra Mundial, entre 1946 e 1964, tende a ser mais tradicional, menos impulsiva, evitar riscos e preferir estratégias que lhes deem mais segurança. Embora tenham perfis e valores muito distintos, ambas as gerações acabam reagindo de forma parecida ao uso do marketing digital. Esta geração, embora conservadora, sabe que as possibilidades de se trabalhar o marketing digital são infinitas e permitem que pequenas empresas, com poucos investimentos, consigam entrar na corrida com grandes empresas.

Empresários de ambas as gerações já perceberam as possibilidades e estão investindo em marketing digital e colhendo ótimos resultados, se interessando em descobrir novas estratégias que permeiam a web, aumentando a verba destinada ao digital. O marketing digital se modifica constantemente, e as empresas estão de olho nesse dinamismo para abrir e conquistar novos nichos de mercado, mantendo os negócios atualizados e em evidência.