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4 dicas importantes para melhorar o SEO da sua loja virtual

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Vimos em post recente aqui no blog a importância de um site em estar nas primeiras posições do Google. Para lojas virtuais esse fator é ainda mais importante, pois uma grande quantidade de vendas originam-se de sites de busca.

Estudos recentes afirmam que 70% dos cliques no Google são na parte orgânica (resultados não patrocinados), enquanto apenas 30% correspondem às campanhas de anúncios pagos. Através de uma boa estratégia de SEO, é possível posicionar sua loja virtual na primeira página em pesquisas relacionadas ao seu negócio e gerar excelentes resultados em termos de vendas. Vejamos abaixo as principais práticas que você pode fazer em seu site para alcançar tais resultados:


1- Plataforma de e-commerce

Muitos lojistas negligenciam questões relacionadas à SEO quando vão escolher a plataforma para o seu e-commerce. Cometem um grande erro por não pensar em como as estratégias de SEO podem ser ou não aplicadas na plataforma. É fundamental optar por uma plataforma que possua tecnologia já pensada para facilitar o SEO, como sitemap e robots, e também funcionalidades que facilitem a otimização das páginas, como customização de títulos, descrições, URLs, processos de compra, estrutura, pois cada negócio tem características diferentes e formas de trabalho que precisam ser adaptadas a fim de gerar relevância para o Google. Além disso, é fundamental que a plataforma seja responsiva, uma vez que o Google passou a “punir” sites que não possua tal característica.
2 – Estrutura

Uma vez que sua plataforma permita personalizações na estrutura, é necessário pensar em facilitar a navegação do usuário, criando categorias divididas em palavras específicas, segmentando cada tipo de produto. Além de promover um aspecto visual mais organizado para sua loja virtual, esta técnica é muito importante para o SEO.

É importante também criar títulos e descrições únicas para cada página de categoria e produto da sua Loja, assim como URLs amigáveis. É melhor para o usuário e é melhor para o posicionamento da página no Google.  Urls amigáveis são mais facilmente localizadas e mais funcionais.

Além disso, é necessário dar mais visibilidade e credibilidade a sua marca, permitindo que seus clientes avaliem, deixem comentários e indiquem aos amigos os produtos da sua empresa. Desta forma sua página automaticamente estará sempre atualizada com novos conteúdos, seus clientes passarão mais tempo no seu site, poderão avaliar produtos, compartilhar opiniões com outras pessoas, ações que colaboram muito para a relevância do seu e-commerce nos buscadores do Google.
3 – Palavras Chave

Em SEO é preciso escolher muito bem as palavras chave para garantir que você tenha páginas e conteúdo relevantes nas pesquisas do Google. Uma ferramenta bastante funcional para esta tarefa é o planejador de palavras chave do Google Adwords, a partir de uma breve pesquisa você poderá ter insights para criar uma excelente lista de palavras para sua estratégia.

Após desenvolvimento desta lista, você pode acompanhar o posicionamento de sua loja e seus principais concorrentes a partir de diversas ferramentas existentes no mercado.
4 – Conteúdo

Um dos principais erros que tornam o SEO das lojas virtuais ruim é a duplicação de conteúdo. Esta é uma falha bastante comum entre os logistas, pois muitas vezes é preciso cadastrar diversos produtos, o que dificulta a criação de descrições exclusivas e elaboradas, assim, acaba ficando mais fácil copiar descrições de outros sites.

A duplicação de conteúdo usado em outras páginas é prejudicial para a relevância do seu site nos mecanismos de busca. Isto acontece porque o Google entende que a descrição da sua página é uma cópia de outra já existente, sendo assim, ele irá penalizar a sua loja por entender que ela é menos relevante que seus concorrentes. É primordial que cada página tenha conteúdo único para que obtenha uma boa posição nos resultados dos buscadores. Portanto, por mais que sua loja trabalhe com produtos populares, procure produzir conteúdos e descrições exclusivas, descobrindo um diferencial relevante que seus concorrentes não tenham.