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Métricas: O que analisar em ações de Marketing Digital

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“Quem não mede os resultados, age como se estivesse jogando dardos no escuro“. Essa frase define muito bem a importância da mensuração de resultados no marketing digital e principalmente das métricas a serem utilizadas.

As métricas são fundamentais para conhecer, controlar e otimizar ações, além de apontar erros e acertos no planejamento. Tratam-se, basicamente, de indicadores de desempenho das ações realizadas no ambiente on-line. Nelas, temos como base os objetivos de negócio que a empresa almeja e mensuramos os resultados de acordo com critérios pré-estabelecidos, que servirão como base para analisar tudo o que está sendo feito.

Para que essas métricas sejam concluídas em uma diretriz correta e informe dados que realmente sejam relevantes para tomadas de decisões assertivas acerca das estratégias de marketing digital é necessário, além de saber utilizar e analisar, saber principalmente quais métricas serão utilizadas, pois cada negócio requer estratégias distintas. Vejamos, abaixo, as principais e mais importantes atualmente.

TAXAS DE VISITAS E ORIGEM DE TRÁFEGO

São métricas mais básicas, porém essenciais. Aqui, podemos mensurar os resultados de visitas em seu site através das táticas mais usadas, como a produção de conteúdo em blog, os acessos orgânicos, as mídias pagas, a atuação nas redes sociais, entre outros.

Aqui, é importante identificar por quais fontes de tráfego as visitas acontecem em seu site ou blog e a taxa de rejeição de cada uma delas. Ao fazer a análise de ciclo de tráfego, você consegue trabalhar para otimizar o conteúdo publicado e o investimento em publicidade paga.

MÉTRICAS DE TRÁFEGO E CONVERSÃO

Nesse caso, são  medidos os resultados que envolvem tráfego e conversão em seu site, como o número de visitantes, leads e clientes, analisando se os crescimentos estão de acordo com o que foi planejado. Ter um funil de vendas bem definido é essencial nesse caso.

TAXAS DE CONVERSÃO LEADS-CLIENTES

Quando fica claro como o tráfego acontece em seu site e quantos visitantes se convertem em leads, “metade do trabalho” já foi feito. Porém, é aí que muitas empresas pecam ao analisar seus resultados. Após a formação de uma base de leads, é preciso analisar quais destes contatos se transformam em clientes efetivos, assim será mais fácil otimizar os resultados para gerar contatos cada vez mais qualificados. Isto também vale para o e-commerce ao analisar o ticket médio de cada conversão.

TEMPO DE VIDA DO CLIENTE

Outra métrica importante no marketing digital é o Lifetime Value (LTV), que em português significa o valor do tempo de vida do cliente. Ela indica quanto o cliente gastará em seu site durante o tempo em que mantiver o relacionamento ativo com sua marca.

Uma fórmula simples para calcular o LTV é analisar o ticket médio de vendas x quantidade de vendas x tempo de retenção médio. Para isso, é fundamental que você tenha em mãos um relatório detalhado das métricas que citamos anteriormente.

MÉTRICAS DE RELACIONAMENTO

Métricas de relacionamento são análises qualitativas que podem ajudar muito na melhoria das estratégias. Com ele, podemos observar o engajamento nos conteúdos do blog ou das redes sociais: os comentários, por exemplo, proporcionam insights e novas ideias para a comunicação digital, a reputação da marca e como ela está sendo vista e falada junto aos seus clientes e clientes potenciais.

Essas métricas, quando bem aplicadas, podem mostrar se seu trabalho está dando certo e apontar onde seus esforços precisam ser efetivos.