: +55 11 9 4201.4125 | 11 9 9116.9628
contato@capadociadigital.com.br
 
  • contato@capadociadigital.com.br
  • +55 11 9 4201.4125 | 11 9 9116.9628

Pinterest promete se tornar uma grande aliada nas vendas de lojas virtuais

Home » E-Commerce » Pinterest promete se tornar uma grande aliada nas vendas de lojas virtuais

Há alguns dias noticiamos as atualizações do Instragram para se adequar ao mercado de e-commerce. O Pinterest, por sua vez, não quer ficar pra traz. A plataforma também está investindo em novas abordagens para se encaixar no mundo do comércio eletrônico.

Este esforço iniciou-se por primeiramente oferecer dois recursos bastante comuns nas principais redes sociais autalmente: contas verificadas e trending topics. As contas verificadas são voltadas às marcas e pessoas públicas, e serão marcadas com um ícone parecido com o que é usado no Twitter, só que vermelho (✓) e não azul. O processo de verificação é feito pelo próprio Pinterest, que não está aceitando nenhum pedido para isso por enquanto.

Já os trending topics (assuntos mais comentados na rede social) vão aparecer imediatamente quando um usuário tocar na barra dedicada às buscas no site. A função mostrará os assuntos mais comentados da hora, e, quando clicar em um deles, o usuário será redirecionado para os resultados de uma pesquisa por aquele tema.

Essas funções já foram lançadas pela plataforma, porém, ainda estão disponíveis apenas nos Estados Unidos. Por outro lado, uma outra atualização ainda mais robusta ainda está por vir. Trata-se de  um recurso que é especulado no site há um bom tempo: o botão de comprar. Há algumas semanas, durante a conferência Emtech Digital, no instituto de ensino MIT, nos Estados Unidos, um executivo da companhia mostrou como seria a funcionalidade.

A ideia seria simples: imagine a página de uma padaria que integrasse o botão de comprar às receitas que publica no Pinterest. O usuário poderia, com apenas um toque, comprar todos os ingredientes necessários para fazê-la, receber na sua casa e já começar a cozinhar.

Em outro exemplo, Kendall mostrou como um usuário poderia ver um item no Pinterest, como uma lâmpada, e clicar no botão “Wish List” que, com os dados da Amazon, já adiciona o produto à lista de desejos do usuário no site de e-commerce. Ambos são apenas conceitos, mas que não parecem difíceis de acontecer.

O uso de botões para estas funções faz bastante sentido no Pinterest. A ideia é trazer mais empresas para a rede e mais funcionalidades para os usuários, o que aumentaria o número de pessoas ativas no site. Agora é esperar para ver se tudo isso sairá do papel, e se a prática será tão boa quanto a teoria.