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Marketing Digital: Uma estratégia para acertar no alvo certo

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Vimos em post recente aqui no blog que a segmentação é um dos principais benefícios do marketing digital. Pois, definir bem o público alvo e ter ferramentas para impactar quem é realmente importante para o seu negócio certamente tornará a estratégia de comnunicação mais eficiente e rentável.

Nesta matéria, analisaremos mais a fundo quais são os principais meios no quesito segmentação e mostraremos como o marketing digital pode ser um “tiro de sniper” para as estratégias da sua empresa.

Facebook Ads

O Facebook Ads, plataforma de propaganda do Facebook, certamente é uma das melhores ferramentas no que se refere a segmentação. O grande diferencial dele é o número de usuários que utiliza a rede social (mais de 1 bilhões no mundo e cerca de 80 milhões no Brasil) e principalmente as informações a respeito desses usuários, pois, uma vez que as pessoas expõem detalhes da sua vida em seus perfis, a plataforma se utiliza desses dados para oferecer aos anunciantes formatos de propaganda de acordo com os hábitos, os interesses, as atitudes e uma série de outros fatores em relação ao público a ser impactado.

Veja as principais opções de segmentação que o Facebook Ads oferece:

Social: cidade, idade, homem/mulher, interesses e comportamentos, etc. Através dessa segmentação é possível buscar o cliente que seguem alguns padrões sociais: quem viajou recentemente, quem se casou, quem tem formação universitária, atuais cargos nas empresas, encontrar funcionários de alguma empresa especifica e outras informações que segmentam o público que você procura.

Localização: Você pode optar em encontrar pessoas que estão próximas a sua loja, o que pode ser interessante por exemplo para uma padaria, que pode fazer anúncio do horário que o pão sairá do formo.

Público: Outra forma de encontrar quem você procura é fazer o upload da sua lista de e-mail marketing, todos os clientes que utilizam aquele e-mail para acessar sua conta no Facebook poderão ver o anúncio que você irá criar.

Remarketing: Para terminar o mais interessante, o famoso remarketing. Um cliente procura um produto especifico dentro do seu site, é possível fazer com que esse cliente receba um anúncio no próprio Facebook com aquele produto que ele estava buscando no seu site.

Google Adwords

O Google Adwords, plataforma de propaganda do Google, foi a primeira empresa a oferecer a seus anunciantes a opção de pagar apenas quando um cliente potencial clica em seu anúncio. Apesar de não ter a “vantagem” de ser uma rede social como o Facebook ela tem alguns recursos que podem ser até mais vantajosas.

Busca por palavra-chave: Ela não é uma rede social, mas é simplesmente a maior ferramenta de busca da internet. Dispensa apresentações, dada sua popularidade.

Rede de Display: O que muitos não sabem é que o Google possui uma parceria com mais de 3 milhões de sites para veiculação de anúncios. Você pode criar campanhas e fazer com que sua marca apareçam em sites relacionados ao segmento da sua empresa ou para as pessoas que estão procurando algo relacionado ao seu produto. Uma forma eficaz de criar campanhas institucionais ou promocionais.

Anúncio Vídeo: Sabe aquele comercial que você vê antes do vídeo que está assistindo? Seu anúncio de vídeo pode aparecer lá, lembrando que segmentada da forma que você escolher.

Remarketing: O Remarketing do Facebook foi baseado no remarketing do Google. O cliente acessa seu site, por algum motivo teve que sair, quando o cliente voltar a procurar por aquele assunto no buscador Google.com seu anúncio pode aparecer.

Remarketing dinâmico: Você tem um e-commerce com muitos produtos, sendo assim se torna inviável criar uma campanha de remarketing. Com o remarketing dinâmico você pode cadastrar os seus produtos no Google e quando o cliente entrar na página daquele produto o Google vai mostrar aquele produto específico para seu cliente, aumentando assim a chance de conversão.

Poderíamos citar diversas outras ferramentas como o Linkedin Ads ou o novo Instagram Ads e milhares de outras plataformas que possuem métodos de segmentação bastante avançados, mas isso seria assunto para diversos outras matérias ou até um livro. O fato é que o marketing digital oferece inúmeras formas bastante eficazes de impactar o público alvo com uma exatidão nunca antes vista, e quando estas estratégias são bem trabalhadas trazem resultados surpreendentes para as empesas que as utilizam, independente do porte ou segmento.