: +55 11 9 4201.4125 | 11 9 9116.9628
contato@capadociadigital.com.br
 
  • contato@capadociadigital.com.br
  • +55 11 9 4201.4125 | 11 9 9116.9628

2015: E-commerce em alta e Varejo Físico em baixa

Home » E-Commerce » 2015: E-commerce em alta e Varejo Físico em baixa

Embora o difícil momento econômico atual esteja impactando fortemente grande parte do setor produtivo  e varejista brasileiro, o Brasil é um dos países que registra as maiores taxas de crescimento em e-commerce no mundo.

Em 2015, as vendas em lojas virtuais continuam com esse crescimento, apesar das dificuldades que a crise impõe ao país. Segundo uma pesquisa realizada pela MasterCard sobre o varejo, o e-commerce cresceu 8,1% no comparativo com o mesmo período do ano passado, bem acima do resultado registrado pelo varejo físico. As vendas do comércio varejista restrito (que exclui automóveis e materiais de construção) nas lojas físicas caíram 2,1% em abril em comparação com o mesmo período do ano passado.

O relatório também aponta que, em abril, as vendas nas lojas físicas de cinco dos sete setores analisados foram maiores do que a média total: farmácia, artigos pessoais, materiais de construção, móveis e eletrônicos e vestuário. Supermercados e combustíveis ficaram abaixo da média. Já no e-commerce, o crescimento das vendas de móveis e vestuários ficou acima do crescimento total das vendas online, enquanto as de eletrônicos ficaram abaixo da média.

Economistas da MasterCard acreditam que o desempenho fraco do varejo físico é reflexo ainda da baixa confiança dos consumidores, que, mesmo após registrar a primeira alta neste ano em abril (3,3%), ainda se mantém em níveis baixos. Essa confiança fraca, junto com aumento do desemprego e da inflação e com incertezas no ambiente econômico, apontam para um ambiente bastante difícil para as vendas no país, preveem.