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Usando o Pinterest como plataforma de marketing digital

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O Pinterest é uma mídia social que permite o compartilhamento de fotos e vídeos em diferentes murais, de acordo com os gostos de cada pessoa. Seu próprio nome “pin + interest” remete exatamente a isso mesmo: uma parede virtual onde cada pessoa pode pendurar aquilo que mais lhe interessa.

Segundo estudo da Shareaholic, o Pinterest já ultrapassou os 70 milhões de usuários, sendo a segunda rede social que gera mais tráfego para os websites – apenas ultrapassada pelo Facebook, e também a rede que gera a compra média mais elevada em e-commerce.

Um dos principais motivos desse seu sucesso é a possibilidade de acompanhar as últimas novidades do mercado de maneira inspiradora. O layout amigável, a riqueza fotográfica e a facilidade de localizar temas estão entre as vantagens da rede social. Trata-se de uma plataforma que foca nos interesses do consumidor. Além disso, é uma ferramenta essencial e eficiente para qualquer empresa – independentemente do seu tamanho e setor.

Desde B2B a B2C, existem diversos objetivos que podem ser alcançados com esta rede social – desde aumentar o tráfego para o seu website a aumentar a notoriedade da marca junto aos influenciadores e consumidores. Para toda empresa com uma história visual a ser contada, há uma audiência no Pinterest esperando por ela. Narrativas visuais são o forte do site.

Um case interessante de marcas que utilizam essa plataforma de maneira criativa e eficiente é o Hootsuite. A empresa fornecedora de serviços para de mídias sociais possui painéis dedicados a ajudar clientes a usá-la melhor, incluindo Estudos de Casos, Infográficos e Melhores Práticas e Tendências. Há também um painel dedicado aos embaixadores da marca, permitindo aos usuários do Pinterest se manterem atualizados nas atividades de suas influências em social media.

Esse é um exemplo de utilização da plataforma que nos mostra que é preciso pensar além de postagens, likes e compartilhamentos. O Pinterest é um lugar onde você pode desenvolver uma comunidade e inspirar as pessoas que fazem parte dela.

Se uma marca publica uma foto no Facebook e 100 pessoas compartilham, ela será visível em suas respectivas páginas. Após algum tempo, no entanto, afundará no feed de notícias das pessoas e, então, desaparecerá. No Pinterest, o conteúdo pode ser fixado e fixado novamente, esse mecanismo permite que o conteúdo criado se mantenha fresco muito depois de ter sido originalmente compartilhado.

Recentemente, o Pinterest tornou-se mais acessível para as empresas e para os conteúdos que estas podem partilhar com seus públicos. Depois de perceber que cerca de dois terços do que é publicado na rede social parte de páginas de negócios, é natural que o Pinterest elaborasse soluções para atrair ainda mais o setor empresarial. Foi criado, então, o Marketing Developer Program. Um conjunto de ferramentas que permite às empresas publicarem os seus próprios conteúdos, programar a sua publicação e gerir partilhas, entre outras funcionalidades.

Devemos nos atentar, entretanto, que o Pinterest não é o único site de mídias sociais direcionado a narrativas visuais. Embora seu formato seja bem diferente e foque em fotos próprias, o Instagram também é outro referencial. É uma rede social que vem se fortificando em termos de plataforma de marketing digital, principalmente por conta de suas últimas atualizações para facilitar a integração com sites externos.

 

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