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Instagram: uma plataforma cada vez mais eficiente para o e-commerce

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Já era de se esperar que depois da aquisição do Instagram por parte do Facebook, o aplicativo, que inicialmente tinha uma proposta exclusivamente voltada para o seu público, passaria por mudanças para atrair marcas e monetizar o seu uso.

Apesar de lenta, é constante a aproximação do Instagram com essas marcas e principalmente o e-commerce. A plataforma social, a partir do mês de Abril, passou a rodar as primeiras campanhas que transformam os visitantes em compradores com apenas um clique. Os varejistas agora podem linkar as páginas de produto aos seus anúncios no Instagram.

Trata-se de uma nova funcionalidade que permitirá a inclusão de links dentro do aplicativo, pois até recentemente a empresa não permitia a inclusão de URLs dentro da navegação do aplicativo. A justificativa é que a proposta da empresa era a de as pessoas navegarem pelas imagens e não pela web.  Esse conceito do Instagram foi levemente alterado por causa do crescimento do app e milhares de pedidos de marcas, principalmente lojas virtuais para incluir tal recurso.

Além disso, a plataforma também está propondo uma nova experiência de navegação da rede social que oferecerá aos seus anunciantes uma galeria de fotos correlacionadas e, abaixo delas, um botão de “leia mais” que abrirá um navegador interno dentro do próprio Instagram. O link levará a uma página onde será possível obter mais informações sobre determinados assuntos. O usuário pode voltar a “experiência tradicional” do aplicativo com apenas um clique.

Fontes dizem que mais ferramentas como estas estão por vir. O Instagram disse que está considerando um número de formatos de anúncio que poderia ser um agente de mudança para as marcas, parecido com o que o Twitter construiu nos cards de anúncios altamente customizados que enviam usuários para os produtos de forma fácil. Porém essas mudanças poderiam sinalizar uma mudança fundamental na forma de utilização dos varejistas e na experiência dos consumidores na plataforma, o Instagram está prosseguindo com cautela, sem dúvida, com algum receio de desagradar sua crescente base de usuários (agora com mais de 300 milhões).

Fonte: http://www.adweek.com/