: +55 11 9 4201.4125 | 11 9 9116.9628
contato@capadociadigital.com.br
 
  • contato@capadociadigital.com.br
  • +55 11 9 4201.4125 | 11 9 9116.9628

Vale a pena investir em e-commerce no brasil?

Home » E-Commerce » Vale a pena investir em e-commerce no brasil?

A “onda de lojas virtuais” tem deixado muitos empresários em dúvida entre abrir uma nova loja física ou iniciar um projeto de e-commerce. Esta última é uma das ideias mais interessantes para os novos empreendedores. Isso porque nos últimos dez anos, os investimentos no setor de e-commerce do Brasil cresceram 127%.

Todo esse investimento não é por acaso. Anualmente aumenta de forma exponencial o volume de vendas no comércio eletrônico no mundo inteiro. E no Brasil não é diferente. Em 2014, houve um grande crescimento, inclusive acima do esperado entre alguns indicadores. Dados da E-bit mostram que o faturamento do setor com vendas de bens de consumo foi de R$ 34,6 bilhões, o que representa um crescimento nominal de 24% em relação a 2013, quando se vendeu um total de R$ 28,8 bilhões, e um crescimento de 100% nos últimos 4 anos.

crescimento e-commerce brasil últimos anos

Se formos comparar o crescimento do comércio tradicional com o crescimento do comércio eletrônico, os números nos mostram o porquê as lojas virtuais têm atraído tanto investimento. Enquanto o crescimento do varejo físico ficou abaixo dos 5%, o crescimento do e-commerce foi de 28%.

Crescimento Varejo físico x e-commerce

Ainda conforme a E-bit, 61,6 milhões de pessoas já fizeram alguma compra online no Brasil. Destes, 51,5 milhões fizeram pelo menos uma compra em 2014 e as demais (10,1 milhões) não compraram pela Internet no último ano. Em média, foram realizadas duas compras por consumidor no decorrer do ano. Já para 2015, a previsão da E-bit é que o e-commerce termine o ano com um faturamento de R$ 43 bilhões, 20% maior que o ano anterior.

Se analisarmos os números de 2014 e dos anos anteriores e também as tendências para 2015 e os próximos anos, certamente chegaremos à conclusão que vale a pena investir no e-commerce no Brasil. Além do crescimento real, há ainda um grande espaço para aumento da representatividade no varejo total, pois, hoje, o e-commerce no Brasil ainda é 3% do varejo total.

No entanto, apesar de o cenário ser altamente atrativo, é preciso ter cuidado, pois mercado não significa sucesso, e investimento não significa propriamente lucro. Para se criar um e-commerce de resultados, é necessário muito planejamento, conhecimento e contar com o apoio de fornecedores qualificados.

Equipe Editorial
Capadócia Agência Digital

Fonte: E-bit, ComScore, IBOPE e Emarketer.

Banner Blog Capadócia6