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Segredos sobre o uso do Facebook para empresas

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Com quase 90 milhões de perfis brasileiros e mais de 1 bilhão no mundo, o uso do Facebook para empresas se tornou estratégia imprescindível no Marketing Digital.

A primeira regra no uso do Facebook para empresas como plataforma de marketing é: “não existe um modelo pronto de como a rede social pode alavancar os seus negócios”. Cada mercado e cada marca requer estratégias e metodologias distintas para que se alcance resultados relevantes.

Além disso, suas ações devem ser condizentes com o momento e o objetivo da sua marca. Se a sua meta é fidelizar clientes, sua estratégia será de uma maneira; se for gerar contatos, será outra; e se for vendas, será outra totalmente diferente.

Sua empresa pode alcançar todos esses objetivos por meio do Facebook, porém não é tão simples quanto parece. Criar uma página e sair publicando conteúdo falando exclusivamente da sua empresa e de seus produtos pode não ser uma boa escolha para alcançar resultados significativos na plataforma. Pois, entre outros motivos, a menos que o seu produto seja “compartilhável” como, por exemplo, objetos de desejo, as pessoas não irão se engajar com o seu conteúdo.

Pior ainda é publicar conteúdos que não estão relacionados ao seu negócio como imagens de gatos, memes, frases motivacionais ou qualquer outro tipo de postagem para gerar apenas curtidas e compartilhamentos. Isso trará para a sua página uma certa quantidade de interações e até curtidores, mas nada de relevante para a sua marca e seus negócios.

Outro ponto importante a ser analisado é que o número de curtidores de uma página está cada vez mais insignificante, uma vez que o Facebook mostra o conteúdo das páginas para uma quantidade mínima de pessoas que as curtem. Basta observar em suas postagens a quantidade de pessoas alcançadas e comparar com o número de curtidores da página. É comprovado, por diversas pesquisas, que o alcance geral de publicações é cerca de 2% da sua base total. Ou seja, se você possui uma página de 100 mil fãs, apenas cerca 2 mil visualizarão o seu conteúdo.

Bom, agora que esclarecemos alguns fatos e já foi desconstruído o seu conceito de utilização do Facebook para empresas como plataforma de marketing, vamos reconstruí-lo. Pois, apesar dessas dificuldades, o Facebook é uma estratégia fantástica para alavancar negócios, seja para fidelizar clientes ou para gerar contatos e vendas.

Para isso, é imprescindível a realização dessas duas dicas:

 1 – Conteúdo estratégico e de qualidade

Entenda o seu público, verifique o que é um conteúdo relevante para ele e analise como esse conteúdo pode te ajudar a alavancar os negócios da sua emrpesa, pois devemos pensar além das curtidas e dos compartilhamentos. Podemos citar um case de sucesso de um cliente nosso para ilustrar essa ideia, a WLC, uma empresa de marketing de incentivo.

Ao analisar as necessidades da marca e o seu público alvo, criamos o maior blog sobre marketing de incentivo do Brasil, o Blog do Incentivo, e uma página no Facebook exclusiva para ele. Essa página publica conteúdos diários sobre campanhas de incentivo: notícias, pesquisas, estudos, dicas, cases, entre outros assuntos, e apenas uma vez por mês é publicado algo sobre a marca e seus produtos.

Resultado: o blog teve quase 20 mil acessos e seu conteúdo no Facebook alcançou mais de 1 milhão de pessoas de seu público alvo em 2014. Com isso, a empresa tornou-se ainda mais autoridade no mercado, tanto para o seu público alvo, quanto para o Google, que posicionou o site da empresa em uma das primeiras posições nas pesquisas relacionadas ao seu negócio. Todo esse esforço estratégico gerou muitos contatos e negócios para a marca.

 2 – Investimento em Facebook Ads

Após definir a estratégia de conteúdo, é preciso garantir que ele será visto, e mais importante ainda, que será visto pelo o seu público alvo. Não adianta nada, postar para apenas 2% da sua base de curtidores, pois, por maior que seja a sua página, o seu alcance será pequeno e isso reduz drasticamente a possibilidade de retorno, pior ainda se essa base não for exatamente o público que lhe trará resultados, ou seja, que poderá comprar os seus produtos ou serviços.

Para resolver esse problema não existe segredo: Facebook Ads. Sim, você terá que pagar para que o seu conteúdo alcance as pessoas. Mas fique tranquilo que esse é definitivamente um investimento que vale a pena, se bem trabalhado.

Primeiro, por que o Facebook Ads possui um dos mais eficazes métodos de segmentação do marketing digital. Você poderá impactar exatamente as pessoas que estão propensas a comprar o seu produto ou serviço. Por exemplo, se você possui uma loja de roupas de bebês de 0 a 3 anos, você poderá segmentar seu conteúdo para ser visto por mães de crianças de 0 a 3 anos; ou ainda, se você possui uma empresa de materiais para cirurgias ortopédicas, você poderá segmentar o seu conteúdo para médicos ortopedistas. Esses são apenas dois exemplos, entre diversas outras possibilidades de segmentação que o Facebook fornece aos seus anunciantes.

Outra vantagem do Facebook Ads é o seu custo benefício. Ele possui um valor muito em conta quando comparado com diversas outras mídias, tanto off-line quanto on-line, e ainda dispõe da possibilidade de pagamento baseado em CPC (Custo por Clique), ou seja, você só paga se o usuário clicar em seu conteúdo. Deste modo, cada centavo pode gerar resultado. Muitas vezes se consegue fechar um negócio de milhares de reais que se inicia por meio de um clique que custou menos de 50 centavos.

No caso do nosso cliente, WLC, existe um investimento em Facebook Ads, tanto para a divulgação da empresa, quanto para o conteúdo gerado por ela, e isso vem trazendo muito retorno para a marca. Se você também quer ser um case de sucesso como a WLC, entre em contato e venha tomar um café conosco. Pensar em como o marketing digital, o Facebook e o negócio do cliente podem se integrar e gerar resultados, faz a nossa equipe suspirar. Manda pra cá e deixa com a gente.

Equipe Editorial
Capadócia Agência Digital

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