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A importância do planejamento estratégico em marketing digital

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É muito comum empresas entrarem em contato conosco e antes de qualquer explanação acerca de seu negócio fazerem perguntas do tipo: Quanto é um site? Quanto vocês cobram para divulgar minha empresa no Facebook ou no Google? Ou ainda: Quanto é para eu criar um e-commerce com vocês?

Tipos de indagações como essas são fortes indícios de que realmente o cliente está precisando de nosso auxílio. Pois, mostra que a pessoa já sabe que precisa estar no ambiente digital, apenas desconhece a complexidade que é a inserção de uma marca da internet.

A princípio, antes de se iniciar um diálogo sobre esta inserção é preciso ter em mente que o marketing digital já está bem evoluído no Brasil, em termos de plataformas, estratégias, metodologias e profissionais. Isto é, não há mais espaço para “amadores”.

Criar um site por criar apenas pensando no visual, publicar conteúdo nas redes sociais de qualquer maneira, investir em Google Adwords sem o devido conhecimento técnico e estratégico, sair disparando e-mails para desconhecidos são ações que dificilmente dará resultado.

O pior de tudo é que por meio de tentativas amadoras como essas, o empresário, após não ter tido resultados, chega à conclusão de que o “famoso marketing digital não funciona”.

Como vimos em post recente aqui no blog, o marketing digital é a soma (estratégias + metodologias + plataformas web) a fim de que se alcance um objetivo claro e mensurável. Acontece, no entanto, que nesses exemplos mencionados, a empresa apenas se utiliza de plataformas de qualquer maneira, sem metodologias, estratégias e objetivos.

Esses três fatores são itens fundamentais dentro de um planejamento digital, que por sua vez é elemento essencial para que marcas tenham sucesso em ações na internet.

O primeiro passo no planejamento de marketing digital é entender as necessidades da empresa, o mercado a qual ela atua, o perfil de seu público, para só depois traçar o objetivo e as metas.

A partir desse estudo, todas as ações são planejadas estrategicamente e de maneira sincronizada para se alcançar o objetivo proposto: a navegabilidade, a usabilidade, o visual e o conteúdo do site;  a escolha das mídias digitais, a periodicidade, o visual e as linguagens de suas campanhas; a seleção das redes sociais trabalhadas, assim como seu conteúdo; os e-mails marketing enviados e a forma como serão executados; e por fim, mas não menos importantes,  as métricas para mensurar os resultados de todos esses esforços.

Todo o funcionamento dessas ações de maneira articulada, formam, portanto, o marketing digital. Não ações isoladas e desconexas como nos exemplos mencionados acima. Se você quer andar de carro, você não compra o motor, as rodas, o volante e sai andando. Você compra um automóvel com diversas peças que foram estrategicamente sincronizadas para que o veículo funcione, não é?

Com o marketing digital é a mesma coisa. Entretanto, como ele não se vende pronto e deve ser executado de maneira exclusiva para cada negócio e segmento, o planejamento é item fundamental para que ele funcione e gere resultados positivos para a sua empresa.

Mas fique tranquilo que nós podemos te ajudar tanto no planejamento quanto na execução do marketing digital em sua empresa. Pensar como um site, as ferramentas de Redes Sociais, Links Patrocinados, Conteúdo e o negócio do cliente podem se integrar, gerando mais  resultados para a sua marca, faz a nossa equipe suspirar. Manda pra cá e deixa com a gente!

Equipe Editorial
Capadócia Agência Digital

 

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