: +55 11 9 4201.4125 | 11 9 9116.9628
contato@capadociadigital.com.br
 
  • contato@capadociadigital.com.br
  • +55 11 9 4201.4125 | 11 9 9116.9628

Site Mobile ou Responsivo: Qual a minha empresa precisa?

Home » Marketing Digital » Site Mobile ou Responsivo: Qual a minha empresa precisa?

Você já acessou o site da sua empresa pelo celular? Como foi a experiência? Demorou horas para carregar e quando finalmente apareceu, você teve dificuldade para acessar botões, precisou dar diversos zooms na tela para visualizar letras minúsculas, ou ainda notou que algumas funcionalidades, como vídeos e efeitos, simplesmente desapareceram?

Se sim, saiba que isso pode ser muito prejudicial para o seu negócio por que o seu site não é adaptável ao mobile, isto é, não  foi criado pensando em navegabilidade em tablets e smartphones.

É comum os empresários acharem que o site da sua empresa roda no celular normalmente. E ele está certo. Porém, se o seu site não foi criado, por meio de programação e design específicos para o mobile, ocorre exatamente o que aconteceu contigo, dificuldade para navegar e visualizar as informações, tornando a experiência de navegação ruim, o que o faz com que o usuário desista da utilização do site.

Por isso, sua empresa pode estar perdendo muitos clientes potenciais, pois sites com usabilidade ruim, geram menos retorno às empresas em termos de conversão (contato ou venda), principal objetivo de um site corporativo. E saiba que essas conversões têm se originado cada vez mais de pesquisas realizadas em plataformas mobile.

Pra você ter ideia, atualmente, temos mais de 1 bilhão de Smartphones e cerca de 200 milhões de Tablets no mundo, e estes números só tendem a aumentar com a popularização dos preços dos dispositivos e a evolução da internet móvel.

No Brasil o efeito não é diferente. De acordo com a Associação Brasileira da Indústria Elétrica e Eletrônica (Abinee), nosso país já é o 4º maior mercado mobile do mundo, no final de 2013, os smartphones já representavam 58% de todos os celulares em funcionamento, fatia que era apenas de 27% em 2012. E em 2014, a cada quatro aparelhos de celular vendidos no Brasil, três foram smartphones.

Por conta deste panorama é de fundamental importância que você tenha um site adaptável ao mobile e com boa navegabilidade, caso contrário, estará perdendo uma ótima oportunidade de apresentar seus produtos e serviços por meio de plataformas que estão cada vez mais populares.

Ok. Mas como posso tornar meu site compatível com o mobile para que meus potenciais cliente acessem meu site e tenham uma navegação agradável e eficiente? Bom, você tem duas opções viáveis: Criação de um Site Responsivo ou um Site Mobile.

Site Responsivo

Diferentemente de um site normal que apenas diminui de tamanho proporcionalmente ao tamanho da tela, o site responsivo se adequa a sua tela, distribuindo e redesenhando os elementos, como menus e botões, diminuindo ou aumentando também os textos de acordo com a resolução da tela, mantendo sempre as características visuais do site aberto em tela cheia.

Ou seja, quando o visitante visualiza o site no computador, o formato se expande e aproveita toda a tela, e no celular ou no tablet as informações trocam de posição, mas preservando o seu tamanho.

Site Mobile

Já um Site Mobile, também chamado de Web App, é um site exclusivo para tablets e smartphones. Ou seja, caso opte por esta opção, você terá que ter dois sites: um exclusivo para mobile e outro exclusivo para computadores.

Este tipo de site é muito utilizado por grandes portais de notícias devido à grande quantidade de conteúdo e atualizações. Geralmente possuem um layout muito resumido, carregando poucas imagens e normalmente são mais utilizados para apresentar informações em formato de lista para facilitar a navegação, isto por que visam ser carregados de maneira mais rápida, o que os tornam mais acessíveis para a maioria das pessoas (Até aquelas que possuam um celular mais simples, desde que tenha a função de navegador).

Nós, da Capadócia, geralmente, recomendamos um site mobile, apenas para projetos de sites exclusivos de notícias e que possuam muito conteúdo. Para outros tipos de sites, geralmente, recomendamos um site responsivo, que é o mais completo e menos oneroso.

Caso, tenha alguma dúvida sobre questões técnicas ou viabilidade do tipo de site ideal para a sua empresa, não hesite em nos contatar.

Manda pra cá e deixa com a gente!

Equipe Editorial
Capadócia Agência Digital

Banner Blog Capadócia6